GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
(texto publicado na Folha de S. Paulo)
A Justiça Eleitoral investiga o uso da máquina pública no GDF (Governo do Distrito Federal) para beneficiar a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo local.
O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) encontrou indícios da distribuição de santinhos da candidata em um dos postos onde são entregues pão e leite para a população de baixa renda --no programa "Nosso Pão, Nosso Leite".
O desembargador Mário Machado, do TRE, determinou a retirada do material de campanha do local onde houve a distribuição dos santinhos. Relator da ação, ele tomou como base vídeos e fotos encaminhadas à Justiça Eleitoral pela coligação do adversário de Weslian, Agnelo Queiroz (PT).
"As referidas fotografias e o vídeo documentam a existência, no local, da propaganda denunciada, bem como a entrega de material impresso de propaganda da candidata Weslian juntamente com a distribuição gratuita do pão e leite", diz Machado.
O governador do DF, Rogério Rosso (PMDB), declarou apoio a Weslian Roriz à revelia de seu partido, que integra a coligação de Agnelo.
Além de santinhos de Weslian, também foram encontrados no local material de campanha de sua filha Jaqueline Roriz (PMN) - que foi eleita deputada federal.
O local de distribuição do pão e leite, a Chácara Menino Jesus, também teria sido decorada com imagens de Weslian, Jaqueline e Jofran Frejat (PR) --que disputa o vice-governo do DF na chapa da candidata.
Com base nas imagens, Agnelo pediu ao TRE a cassação do registro de Weslian e do diploma de Jaqueline Roriz. O tribunal investiga desvio ou abuso do poder econômico ou de autoridade em benefício de candidato ou partido político, com base na lei eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário