Blog do Paraíso: Quem indicou Oto Silvério para a Secretaria de Obras?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quem indicou Oto Silvério para a Secretaria de Obras?

(texto publicado no site Brasília247)

Alice Santos_Brasília247 –O novo secretário de Obras do Distrito Federal é o engenheiro Oto Silvério Guimarães Júnior, 54 anos. Assim que o nome foi anunciado pelo governador Agnelo Queiroz, empresários e até mesmo integrantes do governo se faziam duas perguntas: quem indicou Oto? O vice-governador Tadeu Filippelli gostou ou não da escolha?

É difícil responder à primeira pergunta. Oto é funcionário de carreira da Caesb desde 1985 e na empresa fez pelo menos três amizades que influenciaram sua trajetória profissional: José Roberto Arruda, Marcos de Almeida e Hermes de Paula. Graças aos então secretários Arruda e Marcos (hoje suplente do senador Gim Argello), Oto foi levado para a Secretaria de Obras no governo de Joaquim Roriz. E lá foi mantido pelo secretário Hermes no governo de Cristovam Buarque, então no PT, como diretor do Departamento de Programação e Controle de Obras.

Oto era visto com desconfiança por muitos petistas, porque transitava com enorme desenvoltura entre os empresários da construção e dizia-se que teve influência em uma polêmica decisão tomada pela secretaria: arquivar uma auditoria no metrô, prometida por Cristovam na campanha eleitoral, e retomar as obras com as mesmas empresas dos tempos de Roriz, Arruda e Marcos. Mas ganhou a confiança de Cristovam e foi nomeado presidente da Novacap, função que exerceu em 1997 e 1998. Fora do governo, Oto foi diretor de uma das maiores empreiteiras de Brasília, a Caenge.

Nenhum comentário: