O Brasil continua sendo o país do “você sabe com quem está falando?”. A prova disso ficou bem clara no recente caso Rafinha Bastos e Wanessa Camargo. Nem o infeliz comentário do apresentador do jornal da Band Boriz Casoy contra os garis, ou uma outra piada de Rafinha Bastos sobre mulheres feias vítimas de estupros, teve consequências tão grandes quanto este caso que envolveu a mulher o empresário Marcus Buaiz.
O comentário de Boriz Casoy foi ao ar porque o áudio de seu microfone vazou – veja o vídeo acima. Já a piada de Rafinha Bastos sobre mulheres feias vítimas de estupros foi feita durante apresentação de seu show de comédia, fora da emissora – o comediante disse que “mulher feia deve agradecer por ser estuprada”. Ainda assim, são manifestações reprováveis e que mereceriam punição pela emissora, mas pouco, ou nada, foi feito pela Band.
O caso Rafinha Bastos e Wanessa Camargo foi menos grave. Para quem não acompanhou, após o apresentador Marcelo Tas fazer o comentário de que a cantora Wanessa Camargo estava bonitinha grávida, o seu colega Rafinha Bastos soltou mais uma de suas incontáveis piadas sem graça e infelizes: “comeria ela e o bebê. Não tô nem aí” – veja o vídeo abaixo.
Diferente dos garis, que não têm poder econômico, ou das mulheres feias, a maioria pobre, Wanessa Camargo teve alguém que intercedesse por ela, o seu marido, o empresário Marcus Buaiz, um dos donos de uma agência muito influente em grandes marcas que anunciam na Band.
Sob ameaça de perder dinheiro proveniente dos anunciantes, a direção do programa CQC teve que tirar Rafinha Bastos do ar. Antes disso, Marco Luque, outro apresentador do programa, classificou a piada de sem graça e ainda divulgou nota de repudio contra o colega. Mas, durante a gravação do programa, Luque havia dado risadas da piada de Rafinha sobre a gravidez de Wanessa Camargo. O comportamento contraditório e até traidor de Marco se explica pelo fato dele ser amigo do empresário Marcus Buaiz.
Mais ridículo do que a emissora de TV Band, o programa CQC, o apresentador Rafinha Bastos e suas piadas infelizes e sem graça, foi a atitude do empresário Marcus Buaiz. Agora todo mundo sabe que ele tem “moral”, sobretudo, seus amiguinhos e sua mulher, a cantora Wanessa Camargo. Pode ser que o casal vai até gravar a piada do humorista e a abertura do programa exibido sem Rafinha Bastos só para mostrar ao filho, depois que nascer. “Está vendo, filhão”, dirá o empresário ao exibir a gravação para o filho. “O apresentador Rafinha Bastos não apareceu nesse programa (vídeo abaixo) porque ele fez uma piada que ofendeu papai e mamãe. Só que papai não é mole não e tem muitos amigos com poder sobre os anunciantes da emissora”.
Será que realmente o empresário Marcus Buaiz acreditou que Rafinha Bastos comeria sua mulher e seu filho, literalmente? Será que ele não percebeu que se tratava de mais uma piada sem graça do comediante? Se ele tivesse deixado "passar batido", a exposição ao ridículo seria maior? Certamente não. Tanto para o empresário quanto para a emissora e o programa.
O caso mostra que, na Band, piadas ou comentários sem graça, ofensivos e politicamente incorretos só são permitidos quando for contra garis, mulheres feias e pobres.
Um comentário:
O problema não esta na Wanessa e sim que ele falou que comeria (sexualmente) um Bebe....
Postar um comentário