Blog do Paraíso: Campanha para 2010 começa com muitas incertezas

sábado, 14 de março de 2009

Campanha para 2010 começa com muitas incertezas


A campanha para as eleições de 2010 já começou, ainda que informalmente. Tanto em âmbito nacional, quanto local, as articulações para formar as alianças tiveram início. Quem está com o governo, mas insatisfeito, começa a procurar seu lado. No entanto, é muito arriscado afirmar alguma certeza – com exceção da candidata do presidente Lula, é claro.

Veja o caso do Distrito Federal (DF), por exemplo. Eu não me arrisco em dizer quem vai ser o candidato do PT. Parece que existe no Partido uma indecisão entre o deputado federal Geraldo Magela e o ex-senador Agnelo Queiroz. Também não me arrisco em dizer se o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) vai ser candidato. Uns dizem que sim. Se isso acontecer, tenho medo de ele fazer o que fez depois que foi eleito senador. Renunciou e deixou o cargo para Gim Argello (PTB). Está certo que a manobra foi executada para ele não ser cassado, mas, antes disso, eu já tinha ouvido que o plano era esse mesmo. Logo, isso pode repetir da seguinte maneira: Roriz se candidata e, depois de eleito, deixa o governo para sua filha, a deputada distrital Jaqueline Roriz (PSDB), que seria vice na chapa do pai.

Outra possibilidade é de o PT formar uma chapa com o PMDB. Assim, Jaqueline seria vice não do pai, mas do candidato petista – para isso ela teria que sair do PSDB, é claro. Mas até agora não dá para saber se isso vai acontecer.

No âmbito nacional, conforme escrito acima, a única certeza é a de que o presidente Lula já escolheu seu sucessor, quero dizer, sucessora. Ministra do Lula, mãe do PAC e Dilma Rousseff são sinônimos da candidata à presidência da república que Lula, finalmente, conseguiu emplacar no PT. As tendências do Partido já começaram a manifestar apoio à ministra do Lula – chamo ministra do Lula porque, se ela quiser vencer, tem que ligar seu nome ao do presidente recordista em aprovação popular.

Apesar da certeza em torno do nome de Dilma, há coisas que não podem ser previstas. Por exemplo, o vice da mãe do PAC vai ser realmente do PMDB ou os peemedebistas ficarão com a oposição? Além de Dilma, o governo vai ter outro candidato? E a oposição? Seu candidato será o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB)? Com isso, estimado leitor, quero dizer que há muitas incertezas. O jeito mesmo e acompanhar o noticiário e esperar para ver.

Nenhum comentário: