Blog do Paraíso: Roriz e Abadia podem ter usufruídos bens e serviços pagos com dinheiro arrecadado por Arruda

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Roriz e Abadia podem ter usufruídos bens e serviços pagos com dinheiro arrecadado por Arruda


A punição por causa do esquema de corrupção revelado com a abertura da Caixa de Pandora não poderá se restringir ao governador do Distrito Federal (DEM), José Roberto Arruda (DEM), seu vice Paulo Otávio (DEM), os deputados distritais e empresários. Além das informações já divulgadas pela imprensa, há outros indícios de que o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e sua ex-vice Maria de Lourdes Abadia (PSDB) também teriam se beneficiados com o dinheiro arrecado por Arruda.

Conforme trecho de depoimento de Durval Barbosa, autor das denúncias que deram origem a operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, Joaquim Roriz e Maria de Lourdes teriam se beneficiados de um escritório com “infra-estrutura de comunicação, tecnologia da informação, advocacia e call center, além de apoio logístico para funcionamento”, montado pelo governador Arruda. O escritório teria sido usado na campanha de Roriz ao Senado e de Abadia ao Governo do Distrito Federal (GDF), de acordo com o depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, Durval Barbosa.

O depoimento foi prestado ao Ministério Público do DF (MPDFT) em 16 de setembro de 2009, conforme o inquérito da operação Caixa de Pandora da Polícia Federal (ver a 15ª página do volume I do inquérito).

De acordo com o depoimento de Durval, logo após a vitória de Roriz na eleição para governador em 2002, Arruda, então deputado federal, teria o procurado para pedir apoio para a eleição seguinte de governador. O apoio, segundo o depoimento, foi dado depois da autorização do ex-governador.

Na época, Durval Barbosa presidia a Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan), um dos órgãos que Arruda teria escolhido, diz o texto, “para administrar seus negócios, com a finalidade de arrecadar recursos para a campanha de 2006”.

Depois de receber o apoio de Durval, Arruda teria montado o escritório. “Foram reformadas cinco salas do quinto andar do Shopping Liberty Mall, onde funcionava o Jornal do Brasil, ficando lá por vários meses com toda infra-estrutura de comunicação, tecnologia da informação, advocacia e call center, além de apoio logístico para funcionamento de toda essa gama de estruturação”, descreve o documento, que mais adiante revela: “mais tarde aquele escritório foi cedido à Assessoria da Campanha de Roriz ao Senado, passando também à candidatura de Maria de Lourdes Abadia ao Governo do DF”.

Nenhum comentário: