Blog do Paraíso: Antes de ser escolhida sede da Copa de 2014, Brasília já dá mau exemplo

sábado, 28 de março de 2009

Antes de ser escolhida sede da Copa de 2014, Brasília já dá mau exemplo


Faltando um pouco menos de cinco anos para a Copa do Mundo de 2014, Brasília já dá mau exemplo. Nessa semana que passou, a rádio CBN divulgou, de maneira ampla, suspeitas de irregularidades no jogo de reinauguração do estádio de futebol Bezerrão, no Gama. O curioso é que nenhum outro veículo noticioso da cidade foi pautado, se estou bem informado.

As reportagens denunciam uma série de suspeitas de irregularidades, mas a principal é a de que o Governo do Distrito Federal (GDF) teria feito contrato, sem licitação – novidade! –, com empresa de fachada no valor de 9 milhões de reais. A denúncia fez com que os deputados distritais da oposição entrassem com um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Devido à burocracia, eles deverão esperar um prazo de 30 dias para criar a CPI. Tomara que haja investigação de verdade...

O Bezerrão foi reformado, em 2008, com o objetivo de ser usado na Copa de 2014 como estádio de treino das seleções, caso Brasília seja escolhida como uma das sedes do evento. Com mais propaganda do que fato – como todas as ações do GDF –, foi realizado um amistoso entre Brasil e Portugal para reinaugurar o estádio.

Num simples amistoso o Governo do Distrito Federal teria – verbo no futuro do pretérito, pois, até agora, são somente suspeitas – a audácia de cometer várias irregularidades, o que dizer se a capital do país se tornar uma das sedes da Copa? Particularmente, tenho receio de que o evento mundial sirva para os corruptos deitar e rolar no dinheiro público.

Por morar aqui, eu gostaria muito que o Distrito Federal recebesse os jogos da Copa, mas fiquei desanimado depois de ter ouvido a notícia da CBN. Por isso, o Ministério Público e o Tribunal de Contas têm que ficar atento para evitar que alguns roedores de dinheiro público não estraguem a festa, tanto em âmbito local, quanto nacional.

Um comentário:

Felipe Linhares disse...

Fala Paraíso...Legal saber que ainda está atualiza o BLOG.

A respeito dessa reportagem da CBN o que tenho a dizer é o seguinte. O furo deles é a maior furada. Fruto de um mês de trabalho investigativo que deixou de lado um dos princípios básicos do jornalismo: não escutar o outro lado e verificar as informações.

A empresa AILANTO marketing é a única no BRASIL que poderia organizar esse jogo. Todos os direitos dos jogos amistosos da seleção Brasileira pertencem a empresa inglesa International Sports Events (I.S.E). O GDF quando quis trazer o jogo pro Bezerrão foi à CBF para formalizar o interesse e pedir o contato da I.S.E. Essa empres não tem firma reconhecida no Brasil logo não pode fechar nenhum contrato no país. Foi aí que surgiu a Ailanto.

A I.S.E credenciou a Ailanto Marketing como representante legal dela. O GDF, então, teve que negociar com ela.

A lei das licitações é clara. A concorrência pública é DISPENSÁVEL quando apenas UMA EMPRESA é responsável pelo serviço.

Fiz contato com I.S.E, com a CBF, com o GDF e também com a Ailanto. Tenho o fax da I.S.E e a confirmação da CBF de que essa é a única empresa credenciada pela I.S.E.

A empresa não é fantasma. Tem registro na Receita Federal e um patrimônio declarado de apenas R$ 800.

Outra, foi discutido na programação da CBN porque o governador verificou as notas e assinou a ordem de pagamento. O Ministério Público não vê nada de errado nisso apenas desconfia.

Enfim, o que é discutível nesse processo todo é "PQ a ISE credenciou uma empresa recém criada para organizar uma partida entre duas das melhores seleções do mundo?"

A resposta pode ser clara.
A empresa foi aberta pelo advogado Eduardo Duarte, aquele da operação Satiagraha. Ele é amigo pessoal do novo dono da AILANTO, Alexandre Rossell. O Sr. Alexandra é ex-presidente da NIKE do Brasil e tem contatos na ISE.

A resposta está aí, mas não podemos criticar. No mundo das empresas privadas quem dá as cartas é quem tem contato, e juridicamente falando...Não há nada de errado nisso.

É importante lembrar que a CBN se equivocou. O precesso de apuração do repórter/estagiário Gabriel Castro, não foi supervisionado.

Quem corre atrás descobre tudo desde que tudo seja feito certo.

Valeu meu velho Paraíso.