Blog do Paraíso: O petróleo é uma desgraça?

sábado, 12 de julho de 2008

O petróleo é uma desgraça?


Estou começando a acreditar que o petróleo é uma desgraça. Veja só. Os principais exportadores de petróleo são ditaduras, ou impérios, e possuem altos índices de pobreza e corrupção, além de serem ameaçados constantemente pelos Estados Unidos. Falando dos E.U.A., veja só o que aconteceu com o Iraque, terceira maior reserva de petróleo do mundo. Foi invadido sob o pretexto de estar ocultando armas nucleares, nenhuma foi encontrada. É por isso que nós, brasileiros, devemos ficar de olhos bem abertos. E tem mais. Os E.U.A. já inventaram um novo pretexto para pilhar petróleo. Dessa vez, o alvo somos nós. Há 40 anos longe das águas do Pacífico, a Quarta Frota de navios dos E.U.A. está de volta. O curioso é que as embarcações americanas chegaram depois da Petrobras ter anunciado a descoberta de dois grandes poços de petróleo no litoral brasileiro. Se os E.U.A. não tivessem invadido a terceira maior reserva de petróleo de mundo; se eles não tivessem apoiado, com a ajuda da Quarta Frota, a implantação da ditadura militar em 1964 no Brasil, aí, sim, poderíamos ficar despreocupados. Mas a história não é bem assim. Logo, se quisermos que o petróleo continue sendo nosso, é melhor o governo começar a investir na marinha brasileira. E se o petróleo realmente é nosso, o Estado também tem que expurgar a corrupção; ser mais transparente em seus gastos; e, acima de tudo, traçar um plano de governo para ser cumprido em longo prazo e, não, em quatro anos, para ser depois esquecido. Temos que pensar como nação. Os interesses de uma pequena minoria não podem ficar acima dos interesses de um povo inteiro. A grandeza de uma nação é resultado de sua união.

Um comentário:

givas.demore@gmail.com disse...

veja só o que aconteceu com o Iraque, terceira maior reserva de petróleo do mundo. Foi invadido sob o pretexto de estar ocultando armas nucleares, nenhuma foi encontrada. É por isso que nós, brasileiros, devemos ficar de olhos bem abertos. E tem mais. Os E.U.A. já inventaram um novo pretexto para pilhar petróleo. Dessa vez, o alvo somos nós. Há 40 anos longe das águas do Pacífico, a Quarta Frota de navios dos E.U.A. está de volta. O curioso é que as embarcações americanas chegaram depois da Petrobras ter anunciado a descoberta de dois grandes poços de petróleo no litoral brasileiro.

Zé o bicho vai pegar.

A descoberta de reservas gigantes de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, em 2007, colocau o Brasil em um novo patamar na indústria do petróleo.. e não parou por ai:
há alguns meses atras o presidente afirmou: “O Brasil é auto-suficiente em petróleo. Agora, descobrimos novas jazidas de petróleo e as possibilidades são extraordinárias. O Brasil será um dos grandes produtores de petróleo do mundo e isso não vai diminuir nossa necessidade de produzir biodiesel para misturá-lo ao petróleo”.
petróle = guerra e exploração.

grande abraço!