Blog do Paraíso: Comunicólogo ou jornalista?

sábado, 23 de maio de 2009

Comunicólogo ou jornalista?


Comunicólogo ou jornalista? Eis mais uma das questões da comunicação, isso porque tem também aquela: ter ou não ter diploma para ser jornalista?


A dúvida em saber qual seria a melhor definição para mim, que sou formado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, me veio depois que um vizinho meu me disse que eu não era jornalista. “Você é formado em jornalismo, o que é diferente”, ele afirmou. Eu até entendo porque ele fez essa afirmação, afinal, eu frustrei as expectativas dele.

Quando eu disse que estava cursando jornalismo, meus vizinhos e meus familiares pensaram que em pouco tempo estariam me vendo na TV, ou ouvindo minha voz no rádio, ou ainda, lendo o meu nome junto com as notícias do jornal - apesar de eu nunca ter dito isso. Mas agora, que estou formado, e isso não está acontecendo, para eles, eu não sou jornalista. Às vezes, eu até tento explicar. “Não estou aparecendo porque trabalho nos bastidores. Sou assessor de comunicação. Estou trabalhando na área”. Mas logo vejo que meu interlocutor não está entendendo o que estou dizendo, desisto de explicar e me dou por vencido.

E sabe de uma coisa, estimado leitor? Eles têm razão. Antes mesmo de ser jornalista, eu sou um comunicólogo. Além das redações dos jornais laboratoriais da faculdade, fiz um estágio, de um ano, numa redação de TV, mesmo assim, ainda não dá para dizer que sou jornalista porque isso aconteceu quando eu era ainda estudante. E jornalista, todos sabem, é quem trabalha em TV, rádio ou jornal.

Mas nem por isso eu me sinto menos incapaz. Pelo contrário, um comunicólogo pode ser jornalista e muito mais. Isso mesmo. Minha formação não me impede de trabalhar em TV, rádio ou jornal, afinal, a habilitação do curso que fiz é em jornalismo. Quer dizer, posso ainda, como estou fazendo, prestar assessoria de comunicação para uma empresa, uma ONG ou uma personalidade.

É por isso que não me sinto ameaçado quando dizem que podem acabar com a exigência do diploma para ser jornalista. Eu duvido muito que uma empresa, séria, vai contratar, por exemplo, um historiador em detrimento de um comunicólogo.

O historiador, ou qualquer outro que queira ser jornalista sem diploma, pode até ter “nascido com o dom de escrever bem” – como gosta de dizer os combatentes do diploma. Mas ele sabe, por acaso, as Teorias da Comunicação? Será que ele já ouviu falar da hipótese da agenda setting? Será que ele sabe fazer uma análise da linguagem e do discurso jornalístico?

No caso de um historiador “nascido com o dom de escrever bem”, com certeza, ele saberá muito sobre história, no entanto, será que ele saberá a diferença entre o que ele escreveu e o que ele não escreveu? Quero dizer, o que ele deixou subtendido nas entrelinhas.

Eu, comunicólogo, sei.

8 comentários:

Anônimo disse...

escreve errado hein, VISINHO?????
porra ainda bem que não escreve em nenhum jornal

José Roberto Paraíso disse...

Obrigado pela correção.

Saiba, no entanto, que eu ainda não conheço um sequer jornalista que nunca errou.

Abs!

Ploc disse...

Até pq somos formados em comunicação e não em letras, que é a pessoa que lê nossos textos, após eles estarem prontos para fazer exatamente isso: corrigir nossos erros de portugês. Até pq, quando escrevemos, estamos muito mais preocupado com o que queremos transmitir, do que se o meu S ou Z está correto!

Anônimo disse...

Radialista e comunicóloga

Querido,
quando for corrigir alguém, ao menos corrija corretamente. Caso não saiba, mantenha-se em silêncio Segundo o dicionário LAROUSSE, VIZINHO está certo com Z, poi refere-se àquele que mora nas redondezas, na vizinhança (também com Z)!!!

Noeli disse...

Engraçado.. à procura de como escrever certo esta palavra, encontrei que as duas formas estão corretas, tanto com S quanto com Z.
Não sei se o link é tão antigo, tornando-se não confiável, porém está no http://books.google.com.br/books?id=20ZDAAAAYAAJ&pg=PA892&lpg=PA892&dq=dicion%C3%A1rio:+vizinho+ou+visinho&source=bl&ots=v2VpKgNgt1&sig=J3YpoYvdqYVeWP8Vr9ewqztVQBE&hl=pt-BR&ei=wLNbS4nNKo2OuAe25OjxAg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAcQ6AEwAA#v=onepage&q=&f=false.
Eis a dúvida, qual o correto? S ou Z?

Beijos.. Noeli.

Anônimo disse...

Muito bom o texto! Esclareceu uma dúvida minha.

Anônimo disse...

Independente da forma, o conteúdo desse texto foi ótimo! Estamos muito ligados à forma no ocidente. "O importante é invisível aos olhos" Saint Exupéry.

Cassiano Q. Coelho disse...

Frente a sua posição em ser quem é, fez-me refletir e ponderar sobre minhas escolhas, ora também por comunicação, porém sou habilitado em publicidade e propaganda. É complicado explicar aos amigos e parentes o porque não estamos no patamar que eles imaginaram! Novamente rodeado de afagos intorelantes me privo de pensar, quero apenas trabalhar e seguir, quem sabe assim prove para alguns que não preciso estar onde esles querem, mas sim estar feliz fazendo o que eu escolhi.