Blog do Paraíso: No DF, quem cometeu crime no passado tem mais chance de vencer eleição

sábado, 16 de maio de 2009

No DF, quem cometeu crime no passado tem mais chance de vencer eleição


A disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) já começou, conforme podemos observas a movimentação política dos principais candidatos: o governador José Roberto Arruda (DEM), o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) e o PT-DF que, apesar de ter o fortíssimo candidato Geraldo Magela, ainda não chegou num consenso sobre o nome para disputar o GDF.

Naturalmente, estão surgindo diversas pesquisas sobre a preferência do eleitor. Quero aqui fazer um comentário sobre uma delas. Divulgada no início deste mês, uma pesquisa do Ibope revelou um empate técnico entre o governado Arruda e o ex-governador Roriz. O estudo revela ainda que o índice de rejeição de Arruda e Roriz são os menores.

Em minha análise, os números também revelam a parca memória do eleitor. Ressalto que Arruda e Roriz são dois políticos que cometeram crimes no passado. Depois de violar o painel eletrônico do Senado para obter a lista com o resultado da votação secreta que levou à cassação do então senador Luiz Estevão (PMDB-DF); depois ainda de ter negado qualquer participação no crime e, uma semana depois, voltar atrás confessando o delito, Arruda renunciou ao cargo de senador para não ser cassado.





O pior de toda essa história é que Arruda conseguiu, poucos anos depois, se eleger governador e, conforme a pesquisa do Ibope, pode ser reeleito.

Já o ex-governador Roriz renunciou ao cargo de senador porque foi flagrado, em gravações telefônicas da Polícia Civil do DF para a Operação Aquarela, negociando a partilha de um cheque de 2,2 milhões de reais com o ex-presidente do Banco de Brasília, Tarcísio Franklin de Moura. Veja mais informações no vídeo abaixo.



Nenhum comentário: