Blog do Paraíso: Aos médicos canalhas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aos médicos canalhas

A rede pública de saúde do Distrito Federal está cheia de médicos canalhas. O principal propósito desse “tipo” não é salvar vidas, mas, sim, complementar sua renda, oriunda do que recebem em suas clínicas particulares.

Enquanto cidadãos morem nas filas, a espera de atendimento, os médicos canalhas atendem em suas clínicas particulares, justamente no horário que deveriam trabalhar nos hospitais públicos. O crime, tão hediondo quanto a corrupção dos políticos, acontece com a leniência dos colegas. Por covardia ou safadeza mesmo, os médicos não denunciam os gazeteiros.

O argumento usado para defender tamanha canalhice é o de que o governo paga muito mal para o médico concursado que trabalha muito. Os professores da rede pública de educação também recebem mal e trabalham muito, mas nem por isso se ausentam da sala de aula, no horário de seu expediente, para trabalhar em outra ocupação que lhes garantam uma renda melhor.

Para ter melhores condições de trabalho, os professores fazem greves que duram semanas, além de irem à rua para protestar e cobrar do governo. Quantas vezes os médicos canalhas já fizeram isso? Foram tão poucas, que não consta em minha memória. Das duas uma: ou o sindicato que representa os médicos é pelego ou a categoria é desunida.

Mas a questão principal não é essa. A questão principal é a corrupção desses profissionais. Receber e não trabalhar, é o que muitos fazem, por isso que, volta e meia, o paciente procura os hospitais e ouve, já de cara, que não tem médico. E quando têm, eles prestam um serviço de porco. Fazem um atendimento rápido e sem escrúpulo.

Por esta razão, gostaria de pedir, encarecidamente, para os canalhas, que peçam demissão do serviço público. Mas, se isso não for possível, porque vai diminuir sua renda, peço que mude de profissão. Procure uma ocupação que lhe pague melhor.

Faço o apelo também para os jovens estudantes de medicina. Desistam do curso, caso seu objetivo seja meramente ganhar rios de dinheiro com sua profissão.

A sociedade vai ser a grande beneficiada com esse “tipo” de médico fora do mercado.

Nenhum comentário: