Blog do Paraíso: População pobre é prejudicada por política habitacional do PT

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

População pobre é prejudicada por política habitacional do PT

(texto publicado no site do PSDB)

Brasília– Os brasileiros com renda de até três salários mínimos foram os principais prejudicados pela ineficiência do governo federal para o setor de habitação. O programa “Minha Casa, Minha Vida”, lançado ainda durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e utilizado como peça publicitária na campanha de Dilma Rousseff (PT), atingiu resultados muito distantes do prometido. Apenas 16% da meta prevista foi realizado.

A análise é parte do Balanço Crítico do Governo Dilma Rousseff, documento produzido pelo PSDB. No texto, o partido, a principal força oposicionista brasileira, verifica como o governo federal teve desempenho fraco em uma série de áreas, como saúde, educação, segurança e outras.

O “Minha Casa, Minha Vida” registrou algum avanço para as famílias com renda em torno de seis salários mínimos – o que ocorreu principalmente devido a ações de empreendedores privados. O governo federal não soube motivar o empresariado (e também não trouxe alternativas) para contribuir na redução do déficit habitacional das famílias carentes, justamente as que mais precisariam deste tipo de incentivo.

Entre as razões que levaram à ineficiência, estão uma série de incompetências do Planalto no que se refere à gestão financeira. Em fevereiro, o ajuste fiscal fez com que o orçamento do programa perdesse R$ 5,1 bilhões. E ao longo de todo o processo, o governo sofreu dificuldades para obter terrenos em grandes cidades – o que aconteceu por uma leitura amadora do mercado. O resultado desta condição foi a construção de moradias em regiões mais afastadas, empurrando os cidadãos para longe de seus lugares de trabalho e aumentando problemas de infraesturura, trânsito, educação e outros.

Nenhum comentário: