Blog do Paraíso: Quintal dos Estados Unidos

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Quintal dos Estados Unidos


O Brasil é, sim, o quintal dos Estados Unidos. Por que? Francamente, nunca vi tanto interresse pelas eleições primárias de lá. O leitor deve se questionar ainda: o que tem a ver uma coisa com outra? Na minha opinião, o destaque que a imprensa brasileira dá às eleições primárias americanas passa a idéia de que nós, brasileiros, vamos escolher também o presidente de lá. É isso mesmo. Também vamos votar. Parece que nosso presidente não é o Lula. E, sim, o candidato que vencer as eleições nos Estados Unidos. Estou errado? Então, por que tanto destaque numa eleição primária? Nem é a eleição definitiva. É apenas primária. Portanto, insisto na pergunta, por que tanto destaque numa eleição primária? Só porque o candidato do partido Democratas pode ser um negro ou uma mulher? Pelo amor de Deus. Eu só quero saber o resultado. Não me interessa se Hillary Clinton chora para vencer Barack Obama, que acusa a adversária de ser pau-mandado do marido Bill Clinton, que comeu uma estagiária quando era presidente. O que eu quero saber só vai acontecer em novembro. Mas, como o Brasil é o quintal dos Estados Unidos, teremos que agüentar essa novela até o fim.

6 comentários:

Anônimo disse...

Zé, eu até entendo o seu questionamento sobre o interesse exacerbado do Brasil nos EUA. Entretanto, não podemos esquecer que vivemos num mundo globalizado e os EUA ainda são a maior potência deste planeta e a maior parte das ações políticas de lá interferem na maioria dos países. Te dou outro argumento? Não se esqueça que, da mesma forma que existem trocentos brasileiros lá, por aqui também temos norte-americanos (seja dos EUA ou do Canadá. Portanto, voilá...

Robson Camara disse...

Oi Zé
Por um lado, se formos pensar do ponto de visto econômico, é importante acompanhar o que acontece por lá políticamente.
Do outro lado dessa mesma reflexão, acredito que temos uma mídia pró-estadunidense, esta se pauta totalmente pelo que os principais meios midiáticos estadunidense dizem. Veja um exemplo, o departamento de Estado dos EUA, ventilaram outro dia que Hugo Chaves era envolvido com narcotráfico e toda a mídia brasileira repetiu sem investigar a veracidade dos fatos e sua natureza política, não "se aperceberam" que tal denúncia foi propositalmente contruída em conlúio com a mídia estadunidense para reforça a posição do governo Bush ao lider bolivariano.
É uma reflexão a você e seu leitores para entender por que tanto interesse da cobertura das eleições de lá.
A propósito, o candidato democrata a frente nas pesquisas é negro, o Obama. Outra reflexão me veio a mente, será que alguma coisa vai mudar na relação dos EUA com o mundo? Será que ele conseguirá soerguer a economia que apresenta sinais de declínio e atualmente se vale da guerra para mostrar sua força? É uma economia cada vez mais dá sinais de estagnação, veja a crise imobíliária? Será que conseguirá recuperá a vertiginosa queda do dolar como moeda forte mundial? Conseguirá reverter o cresente anti-americanismo(sic) no mundo? Reduzir o aumento da pobreza e da concentração de renda em seu país?
Sabe Zé, tenho medo dessa bomba cair logo não mão de um negro, se ele falhar, a mídia conservadora e racista vai dizer que é porque ele é negro, se ele tiver sucesso é porque deu sorte.
Bom, em relação ao quintal, acho que com os governos de esquerda que foram eleito no sul continente americano, o quintal está nesse momento apartado da casa-grande.
O certo é que não somos quintal e não devemos nos sentir quintal, devemos ter orgulho do nosso país, e tentar mudá-lo, custe o que custar, tenho certeza que nosso povo será mais feliz.
Caro Zé e leitores, são tópicos que a empresa brasileira deveria debater com mais profundidade e que poderia ter grande reflexo no debate nacional, só que nossa grande mídia é conservadora e tosca, tem obseção golpista e só pensa em derrubar o Lula, conseguiram derrubar a negra Matilde,ô mídia racista, pode!.

Anônimo disse...

gostaria de saber se tu vai ser o novo estagiário de hilary? mete a cara meu amigo e vai logo tirar a passagem pra washington hilary tá doidinha pra se vingar !! rss

José Roberto Paraíso disse...

Para falar a verdade, meu caro “anônimo”, não é uma má idéia. Pena que daqui até lá não serei mais estagiário.

Agora, você, por gentileza, poderia me dizer quem é você.

Anônimo disse...

sou o anônimo !!!! não viu ai?

José Roberto Paraíso disse...

É mesmo, anônimo? Não me diga que descobriu sozinho.