Blog do Paraíso: A vida é como um jogo de dominó

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A vida é como um jogo de dominó


Às vezes, para distrair, sento na calçada e fico esperando o tempo passar. Geralmente, sempre aparece um vizinho, ou vários. Conheço bastante, afinal, moro no bairro há 16 anos. Logo, os vizinhos são também amigos de muito tempo, irmãos por consideração. Talvez eles não me vejam com esse olhar. Não importa, pois, talvez, quando eu me mudar, os esquecerei... Quero compartilhar com você, amigo leitor, uma filosofia que surgiu durante uma conversa que tive com meus vizinhos, certa vez quando resolvi esperar o tempo passar sentado na calçada. A vida é como um jogo de dominó. Se não houver trapaça, 50% da vitória é pura sorte e os outros 50%, depende da habilidade do jogador. O jogador de sorte que retira pedras boas da mesa só terá 100% de chances de ganhar o jogo se for hábil. Caso contrário, tem 50% a menos. Já o jogador azarado que retira pedras ruins da mesa terá que fazer muito esforço para ganhar, pois começa o jogo com muita desvantagem. O que não quer dizer que não tenha chances de ganhar. Não se esqueça que a habilidade vale 50%. Assim também é a vida. Tem gente que nasce num berço de outro, tem muita sorte, mas não se esforça, não se interessa por nada, é indiferente, não tem habilidade. Acabada se dando mal. Mas se a sorte for muito grande, o sujeito pode não se dar tão mal assim (ou seja, pode ainda ganhar o jogo). Há também o caso de pessoas que nascem pobres (pegam pedras ruins), no entanto, são esforçadas, correm atrás, são habilidosas e, portanto, acabam ganhando o jogo, se dando bem na vida. Mas muitos, infelizmente, por terem pegados pedras ruins no começo, acabam tremendo nas bases, desistem sem correr atrás e, por conseqüência, perdem o jogo. Enfim, amigo leitor, a filosofia que parimos na calçada, eu e meus vizinhos, é essa.

3 comentários:

Anônimo disse...

vizinho!!!!

Anônimo disse...

muito bem !!!

Natália Vergütz disse...

Muito bonito!!!acho que você se encaixa no perfil de jogador habilidoso,porém,que já ganhou o jogo!!!
Um abraço, Zé!!!