Blog do Paraíso: Leandro Fortes lança anti-manual de redação

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Leandro Fortes lança anti-manual de redação


Ontem, 19 de agosto, fui ao lançamento do livro Os segredos das redações – O que os jornalistas só descobrem no dia-a-dia. Tive que marcar presença lá porque o autor é meu ex-professor de Técnicas de Redação e Reportagem. E eu o admiro muito. Outro fato que contribuiu muito para que eu estivesse no lançamento do livro do jornalista Leandro Fortes foi o local, bem próximo da faculdade. Minha intenção era chegar lá, dar os parabéns ao autor e, talvez, comprar o livro. No entanto, mudei de idéia depois de saber que o primeiro autografo de Fortes seria dada no meu livro. Foi uma honra. Guardarei o livro como uma relíquia. Fiz até uma brincadeira com o Leandro. “Continue se esforçando, pois daqui um tempo, quando você ficar famoso, vou vender esse livro”. O jornalista Gustavo Krieger, que também estava presente, caiu na gargalhada. “Quando você ficar famoso”, repetiu Krieger. Eu tive que me explicar. “Não. Eu quero que você faça mais sucesso. Ganhe uns cinco prêmios Esso. E aos 80 anos, já com muita fama, eu venderei essa relíquia, isso se eu também viver até lá”. Depois de autografar o livro, Leandro pediu para que eu ficasse para o coquetel. Claro que fiquei. Sentei justamente na mesa que estava dona Bela, mãe de Fortes. Senhora muito simpática, ela falou mais sobre a vida pessoal do filho. De acordo com dona Bela, desde criança, Leandro sempre foi um leitor voraz. Está aí a explicação para o belo texto que ele tem. Ela contou ainda que Fortes é o único jornalista da família. À mesa, também estava presente uma colega de faculdade, um casal de senhores – bastante simpáticos, diga-se de passagem – e o filho de Leandro, que não demorou. Acho que ele não suportou minha curiosidade. A conversa com dona Bela fluiu muito bem, principalmente porque foi acompanhada de um saboroso shopp. “Você vai dirigir, meu filho?”, questionou dona Bela, depois de me ver bebendo o terceiro shopp. “Não. Eu vou pegar o ônibus bem ali”, respondi. “Olha que eu estou de olho”. A preocupação de dona Bela mostra que ela é uma boa mãe. Sorte do Leandro. Depois de conversar muito, dona Bela foi embora. Mas antes, pedi para ela entrar no Blog do Paraíso. Anotei o endereço em dois guardanapos. Um entreguei para ela. O outro, ao casal de senhores. A mesa, portanto, ficou vazia. E depois de três shopps, eu não poderia ficar sem conversar. Dirigi-me a outra mesa. Sentei com Alexandra, minha colega de faculdade, e com o jornalista Françuá. Logo depois, o jornalista Vasconcelo Quadros juntou-se a nós. Bebi mais três... ou seriam quatro? Não sei. Sei que o shopp estava muito bom e continuei bebendo e falando abobrinha. O jornalista – ô lugar que tinha jornalista – Jailton também deu uma passada em nossa mesa. A conversa foi legal, mas não vou me ater nela porque ainda quero falar um pouco sobre o livro de Fortes. Das 110 páginas, li até agora 86. E aprovo. Ótimo livro. Comprem. Eu recomendo. Não por ter recebido o primeiro autografo. Muito menos por conhecer Leandro. Recomendo porque o livro é bom mesmo. Principalmente para estudantes e focas. O autor do livro tem estilo. Escreve muito bem. E o melhor, não perde a ironia. Quer ver? Olha só o que ele escreve no capítulo Tratamentos pessoais e ritos coletivos. “A forma de tratar um entrevistado ou abordar uma fonte varia de acordo com as circunstâncias e as necessidades do repórter. Deve ser pautada por um misto de respeito e malícia, porque nem sempre o termo de tratamento é justo ou correspondente. Aliás, muitas vezes, cumpre apenas uma formalidade sem vínculo algum com a estatura moral de quem está sendo entrevistado. Não é por outra razão que mesmo sabendo das qualidades de muitos políticos brasileiros, nos obrigamos a chamá-los de ‘senhor’, quando o termo correto seria ‘canalha’”. Isso, sim, que é manual de redação. Ou melhor, anti-manual de redação. Agora. Estimado leitor, quer saber o que Leandro Fortes escreveu no meu livro? Eis: “Ao meu amigo Paraíso, vai o autografo número 1 pra você! Sucesso, Leandro Fortes”.

Nenhum comentário: