Blog do Paraíso: O factóide começa a cair por terra

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O factóide começa a cair por terra


A verdade veio à tona. Laudo da Polícia Federal (PF) comprova que os equipamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não são capazes de gravar conversas por telefone. Começa, portanto, a cair por terra a reportagem da revista Veja que revelou um suposto grampo na conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Francamente, não sei como uma revista como essa ainda consegue pautar a sociedade e a imprensa. Bom. Falta ainda saber quem foi o vazador do suposto grampo e a mando de quem. Sinto cheiro de factóide no ar.

O que é um factóde?

De acordo com a Wikipédia, “é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada. Têm-se notícia do uso do termo já na década de 50. O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia. Estes, em alguns casos estão, ou aspiram ao poder”.

Um comentário:

Informações: disse...

Ótimo blog, parabéns. Estou colocando um link no meu blog para o seu blog. Depois passa lá e veja o que acha dos textos que tenho lá. É sempre mto bom a opinião de alguém ligado a comunicação.

abç