Blog do Paraíso: Argumento que defende a expansão do DF não tem fundamento

sábado, 12 de setembro de 2009

Argumento que defende a expansão do DF não tem fundamento


Veio à tona, nos últimos dias, uma ideia de aumentar o território do Distrito Federal (DF), incorporando seis municípios goianos ao DF. O principal argumento: melhorar as condições de vida dos municípios de Águas Lindas, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Planaltina de Goiás, que sofrem pelo abandono e pela má administração do governo de Goiás.

Avalio que a ideia deve ser discutida para ser justificada, porque o principal argumento que a defende não tem nenhum fundamento. Se os municípios do entorno, como são chamados, possuem, por exemplo, uma taxa de desemprego elevada e, portanto, seus moradores buscam vagas oferecidas no DF, isso não é problema do Governo do Distrito Federal (GDF). Quero dizer, problema para ser resolvido pelo GDF, porque é um problema para quem mora na Capital e tem que disputar as vagas com quem vem do entorno. Enfim, o que quero dizer é que, quem tem que resolver a falta de oportunidade de serviço nos municípios goianos, é o governo de Goiás.

Tem que ser assim, afinal, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), os deputados estaduais e as administrações das prefeituras foram eleitas para isso. Se não for assim, quero dizer, se ficar provada a total incompetência deles, deve-se incorporar ao Distrito Federal todo o estado de Goiás e não apenas os seis municípios do entorno.

Aliás, se for provado que o GDF é tão competente assim, por que não incorporar ao DF todos os estados Brasileiros?

Um comentário:

Clodoaldo - Redecol Brasil disse...

Discordo do seu ponto de vista, os problemas que o Entorno vivo hoje, se deve exclusivamente pela presença do Distrito Federal, a nossa sofrida região do entorno é uma terra sem pais, pois, o DF não assumi porque o filho nao é seu, Goiás não assume por achar que é responsabilidade do GDF, em fim, ninguém faz nada.
Não concordo com essa anexação desses municípios ao DF, seria melhor criarem o Estado do Planalto Central, elevando as cidades satélites a categoria de municípios, ficando Taguatinga como capital desse novo Estados, e o Plano Piloto como capital do País.
É isso aí, abraços