Blog do Paraíso: A movimentação de candidatos ao GDF

domingo, 27 de setembro de 2009

A movimentação de candidatos ao GDF


A disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) se dará somente em 3 de outubro de 2010, todavia, há uma intensa movimentação de candidatos nos bastidores. Até o mês de julho, tinha-se um quadro. Agora, as coisas já são diferentes e ainda podem mudar.

Antes, o ex-governador Joaquim Roriz estava no PMDB, querendo ser candidato ao GDF; o deputado federal Geraldo Magela (PT) e o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT) travavam ferrenha luta pela indicação do Partido dos Trabalhadores para disputar o cargo de governador; também antes, pairava a dúvida de que o atual chefe do executivo local, José Roberto Arruda (DEM), cumpria ou não o acordo acertado, em 2006, com seu vice Paulo Otávio (DEM) – o combinado era Otávio ser candidato a governador e Arruda seu vice em 2010 –?

As mudanças vieram no decorrer dos dois últimos meses. Agora, Roriz já não faz mais parte do PMDB; Magela sinaliza um acordo com Agnelo, onde ele se candidataria ao senado e Queiroz ao GDF; e Arruda já deu sinais de que não cumprirá o acordo que – imagino – apenas Paulo acreditava que seria honrado.

Com as mudanças, Roriz, ao deixar o PMDB, enfraqueceu, pois perderá tempo de TV e não contará com a logística do maior partido do Brasil. Já Arruda ganhou e perdeu com a saída do ex-governador do PMDB. Ganhou porque a aliança com os peemedebistas ficou mais evidente e consolidada. Perdeu porque a desfiliação de Roriz prova que sua candidatura ao GDF é para valer. O único que apenas ganhou, com as mudanças, foi o PT. Um provável acordo entre Magela e Agnelo uniria o Partido em boa hora, o que daria tempo para fortalecer a candidatura do ex-ministro do Esporte. O PT ganhou também com a confirmação da candidatura de Roriz ao GDF. Boa parte dos votos de Roriz será tirada do atual governador.

Apesar das mudanças, um fato ainda permanece: os protagonistas do pleito de 2010 continuam os mesmo. Acredita-se que a disputa maior se dará entre Roriz, Arruda e o candidato do PT (provavelmente, Agnelo). Fato que pode levar a disputa para o segundo turno.

2 comentários:

Blog Dona Ingrid disse...

Trabalho em uma agência de publicidade que está fazendo o site do Roriz (que nojo). Minha sorte é que já pedi demição! Só trabalho aqui té sexta!!!
Mas o que eu queria contar é outra coisa....
Tenho um amigo que é dentista e a empregada dele ganhou um lote do Arruda, isso mesmo Arruda. Ele perguntou pra ela , que caso o Roriz seja canditado junto com a Arruda, pra quem ela votaria. Sabe o que ela respondeu?
- Olha eu gosto muito do Arruda, ele até me deu um lote, mas não tem como não vota no paizinho Roriz....

Unknown disse...

Se a Ingrid não tivesse pedido demição (nooooooooooooossa) a empresa que ela trabalha (?) tinha que fazer a sua demissão !!!!