Blog do Paraíso: A eleição para conselho tutelar será uma tremenda mamata

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A eleição para conselho tutelar será uma tremenda mamata


A eleição para escolher o conselho tutelar das cidades do Distrito Federal (DF) acontecerá no próximo domingo (4) com irregularidade e muita dificuldade para o eleitor. Nem a própria Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) seguiu suas próprias regras. Não será, portanto, mera coincidência se houver muita bagunça e fraude no processo.

Em 30 de março de 2009, foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) a resolução 30 de 2009 da CDCA que determinava, no artigo 8º, a publicação dos locais de votação, 45 dias antes da realização da eleição dos conselhos tutelares. A lista com os locais, contudo, foi publicada no DODF em 24 de setembro. O CDCA, portanto, não seguiu uma regra criada pela própria Comissão.

A desorganização da eleição para conselho tutelar não se restringe apenas ao descumprimento das regras. Houve diversas mudanças que tornaram o processo mais complicado.

Além de ter antecipado o dia de votação, antes marcada para o dia 13 de outubro, o CDCA mudou os documentos necessários para o cidadão participar do eleitoral. Antes, o eleitor teria que comprovar sua residência para votar em um candidato de sua comunidade. Agora, ele precisa do título de eleitor e só pode votar na sua seção eleitoral. Em outras palavras, quem mora hoje em São Sebastião terá que ir a Ceilândia, se sua seção for lá.

Não bastassem o descumprimento e as mudanças sucessivas de regras, a eleição não será com urna eletrônica. O eleitor vai ter que pegar uma senha com o mesário; dirigir-se a um computador; digitar o número do título de eleitor e a senha; por fim, votar, digitando o número do candidato.

Muita gente desacostumada com o mundo digital ficará de fora. E tem mais. Se com as modernas urnas eletrônicas há diversas suspeitas de fraude, o que esperar de um computador qualquer? A eleição para conselho tutelar das cidades do DF, portanto, será uma tremenda mamata.

Um comentário:

Sneakdan disse...

Achei seu blog bem esperto... Já mandei o banner para seu e-mail. até!!!Abração!!!