Blog do Paraíso: BlogProg acontece em Brasília num contexto de revolução na comunicação

quinta-feira, 16 de junho de 2011

BlogProg acontece em Brasília num contexto de revolução na comunicação

Grande parte da informação que circulava no Brasil, até o início da década passada, era produzida, manipulada e condicionada aos interesses de apenas seis grupos, controladores de 667 estações de rádio e televisão.

Os seis grupos elegiam e derrubavam governos; construíam e sustentavam os paradigmas da manutenção do status quo. Mas eis que a Internet se populariza e junto com esse fenômeno surgem novas ferramentas de produção coletiva de conteúdo e de divulgação de informação, chamadas de redes sociais.

Hoje, qualquer pessoa, conectada à Internet por um aparelho móvel ou fixo, é capaz de produzir conteúdo, participar de discussões ou divulgar uma informação para sua lista de contatos do e-mail ou de um site de relacionamento.

É neste contexto que acontece em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de junho, o segundo Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (II BlogProg). O evento tem a pretensão de reunir não apenas donos de blogs, mas ativistas digitais que atuam em outras ferramentas, como o Twitter, Orkut, Facebook, You Tube, dentre outros.

No primeiro dia do II BlogProg, haverá um discurso do atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre os desafios da comunicação no governo da presidenta Dilma Rousseff. A organização espera ainda a participação na abertura do ex-presidente Lula.

Em 18 de junho, a programação começa às 9h, com o debate “A luta por um novo marco regulatório da comunicação”. A discussão terá a participação da deputada Luiza Erundina, coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão; do jurista Fábio Konder Comparato, autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação; e do professor Venício Lima, autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”. À tarde, serão realizadas oficinas autogestionadas e simultâneas.

No terceiro dia de programação, que terá início às 9h, serão realizadas reuniões em grupo para troca de experiência e realização de balanço do II BlogProg. O encontro será encerrado com uma plenária final que fará a aprovação da carta dos blogueiros e a constituição da nova comissão nacional organizadora.

Nenhum comentário: