Blog do Paraíso: O problema de Heloísa Helena

sábado, 8 de agosto de 2009

O problema de Heloísa Helena


Eu até gosto da Heloísa Helena, presidente nacional do Psol, porém, acho que ela nunca vai ser presidente do Brasil, se continuar discursando com palavras rápidas e complicadas.

Considero o vocabulário usado pela presidente nacional do Psol um problema gravíssimo. Há muito tempo eu sentia algo errado nos discursos de Heloísa, mas só no dia 20 de julho, quando o programa do Psol foi ao ar em rede nacional, notei que a ex-senadora usa muitas palavras difíceis.

O vídeo, exibido naquele dia (assista acima), começa com o sol nascendo e uma música de fundo até simpática. Em seguida, Heloísa inicia as falas. Ela começa bem. Cumprimenta os telespectadores, se apresenta e pede licença. O problema vem quando ela se empolga e usa expressões e palavras complicadas.

Olha só a tese de pós-doutorado que ela fala no seu discurso (destaco em negrito as expressões e palavras complicadas): “De um lado, a mesma farsa vulgar intelectualmente, criminosa socialmente, dessa política econômica que insere o Brasil na globalização, não de forma soberana, como devia, mas de forma subserviente aos parasitas sem pátria do capital financeiro e aos interesses comerciais das grandes nações”.

Falar uma coisa dessa, em rede nacional, é até um desrespeito aos brasileiros, se considerarmos que a maior parte da população é composta por analfabetos, semi-analfabetos e analfabetos funcionais.

Ainda na mesma fala, veja o que diz Helena: “Do outro lado da mesma moeda sórdida, da roubalheira política, o odor, cada vez mais fétido das pocilgas da corrupção, dos esgotos da impunidade, das excelências delinquentes que chafurdam na política para enriquecer seus bandos, famílias, quadrilhas, corriolas”.

Francamente, gostaria de saber para quem Heloísa Helena pensa que está falando. Será que ela pensa que, neste país, há apenas intelectuais?

Antes de encerrar, faço uma sugestão. Os dois trechos do discurso de Heloísa Helena, citados aqui por mim, poderiam muito bem ter sido dito da seguinte maneira:

“De um lado, a política econômica que coloca o Brasil no cenário mundial é enganadora, pois é feita de forma errada. O país, com isso, é explorado pelas grandes empresas das nações ricas. Do outro lado, a roubalheira política que só serve para beneficiar os interesses pessoais de alguns políticos irresponsáveis”.

Simples, né? Aposto que muito mais gente teria entendido a mensagem da ex-senadora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pelo elogio ao artigo.
E seu blog é muito bom, parabens!

abração.
thalita martins.