Blog do Paraíso: O Senado de hoje não serve para nada. Se fosse fechado, não faria falta.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Senado de hoje não serve para nada. Se fosse fechado, não faria falta.


O Senado Federal, quando discute propostas importantes para o país, tem serventia, mas, quando discute somente crimes – pior, sem puni-los –, não serve para nada; tem que ser fechado.

Quantas propostas importantes para o país foram discutidas e aprovadas neste ano? Se não me engano, apenas uma; a Medida Provisória que cria o programa Minha Casa, Minha Vida. Não me lembro mais de nenhuma outra.

Há mais de seis meses, os senadores discutem irregularidades. Logo, o Senado perdeu a importância para o país nesse período. E essa não é a primeira vez. Lembra do ex-presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL)? Então. Pode-se dizer que, 2007, o ano que ele presidiu a Casa, foi perdido. Os senadores só discutiram crimes, escabrosos ou fúteis, como “a pulada de cerca” de Calheiros.

Agora, qual é o projeto que eles estão discutindo e que amanhã, quinta-feira (6), vai ser manchete dos jornais? Não há nenhum projeto, mas denúncias de corrupção contra a instituição e, principalmente, contra o senador José Sarney (PMDB-AP).

O Senado Federal tem a importante missão de representar, de maneira equânime, os estados brasileiros nas discussões de projetos. Logo, é uma importante instituição, mas, repito, atualmente não está servindo para nada. Se fosse fechado, não faria falta.

E tem mais. Se, realmente, os senadores prezassem a instituição, a novela de Sarney não teria sequer começado, pois ele não teria sido eleito, muito menos Renan. Se, realmente, os senadores prezassem a instituição, as notícias negativas contra o Senado, hoje, seriam positivas.

Quero dizer, o problema não é a instituição. O problema são os senadores. Tomara que consigamos corrigir esse defeito em 2010, nas urnas, já que eles não têm competência, e moral, para isso.

Nenhum comentário: