Blog do Paraíso: O PT está em crise?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O PT está em crise?


Aos prantos, uma aguerrida militante petista protestava contra a atual situação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela dizia que não estava aguentando mais; que o partido era uma vergonha; que os projetos pessoais estavam acima de tudo; e que, se isso continuasse assim, iria se desfiliar do PT. A revolta foi causada um dia depois de o Conselho de Ética do Senado arquivar, com o apoio da base governista (inclusive do PT), as representações contra o senador José Sarney (PMDB-AP). Provavelmente, a petista leu essa notícia casada com a informação de que a senadora Marina Silva (PT-AC), depois de 30 anos de militância, deixou o Partido dos Trabalhadores.

A revolta da militante petista é mais uma vitória da direita. Parabéns para o PSDB e para do DEM que conseguiram, mais uma vez, pautar a sociedade por meio de seu principal porta-voz: a grande mídia – jornais, revistas, rádios e TVs.

Sem nenhum discurso ou projeto político de alternativa para o desenvolvimento do Brasil, a direita, com vista a sucessão presidencial, manipulou a imprensa para imbuir a ideia de que o Partido dos Trabalhadores está em crise e não representa mais a ética. Estratégia antiga. Já usada no ano pré-eleitoral de 2005, no caso mensalão.

Antes que alguém me diga que estou delirando; que estou desinformando e que não acompanhei as denúncias de corrupção, quero esclarecer uma coisa. Esquerda que é esquerda não deve ser pautada pela imprensa tradicional. Quem tem afinidade com as ideias marxista, não pode, jamais, engolir o que é divulgado pelos arcaicos meios de comunicação sem um espírito crítico e questionador. É preciso sempre lembrar que o golpe de 1964 foi apoiado e aplaudido pela imprensa brasileira. O golpe de 1964 só aconteceu porque a elite temia que o Brasil se tornasse um país comunista. O golpe de 1964, portanto, não deve ser esquecido porque é uma importante lição.

Não é estranho uma imprensa com o currículo anti-socialista criar um discurso para derrubar ou, pelo menos, enfraquecer o Partido que tem sua origem nos movimentos sindicais e sociais.

Infelizmente, nossa esquerda ainda é pautada pelos tradicionais meios de comunicação. Não quero aqui dizer que ela não deve mais ler, ouvir ou assistir às notícias da grande imprensa. Pelo contrário. A esquerda tem que acompanhar, sim, o que é divulgado pelos jornais, revistas, rádios e TVs, porém, acima de tudo, ela precisa se informar nos meios de comunicação alternativos, como blogs e sites independentes.

Se a militante petista citada no começo deste texto tivesse feito isso com um olhar crítico e questionador, provavelmente, ela teria entendido que, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tivesse “salvo” o senador José Sarney da cassação, o PMDB poderia dar o troco na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado para investigar a Petrobras. Não seria nada bom para a candidatura da ministra Dilma Rousseff, sucessora do presidente Lula, a divulgação das irregularidades da Petrobras. Não estou defendendo a acobertação dos prováveis crimes da Petrobras. Avalio que ela deve ser investigada e ter transparência, porém, sou contra o uso da CPI para minar a candidatura da Dilma.

A Petrobras existe desde 1953 e por que, só agora, no governo do presidente Lula, ela deve ser investigada? Por que ela não foi investigada na era do governo de Fernando Henrique Cardoso?

O discurso da imprensa tradicional, portanto, tem por objetivo trazer o PSDB e o DEM de volta ao poder por meio de factóides e, não, de propostas de governo; é disso que temos que ter vergonha. O militante não deve ter vergonha do PT porque foi esse partido que elegeu presidente o primeiro proletário da história da humanidade. Foi o governo de um petista que tirou milhões de brasileiros da pobreza. É do PT o presidente que devolveu o respeito ao Brasil diante dos demais países do exterior.

O Partido dos Trabalhadores, portanto, não está em crise. Quem está em crise são os políticos que se acovardaram e pediram para sair do PT em 2005 e, agora, em 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

Porque sairam, será que acontece algo... não sei e não vi nada, é o que todos dizem quando vão embora, isso quando não vão se candidatar para prefeito nestas cidades interioraneas nordestinas. A crise acho também que não chegou, mas a manifestação repentina de ruptura do equilíbrio acontece, só basta espera o declínio ou a ascensão do partido do trabalhado desempregado!

Anônimo disse...

http://youthube.evotutorials.com/live-chat/ best live chat in the world

Privacy Policy disse...

http://youthube.evotutorials.com/live-chat/ best live chat in the world