Blog do Paraíso: A farsa da eleição interna do PT

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A farsa da eleição interna do PT

Tenho profunda consideração pelo Partido dos Trabalhadores (PT), principalmente, porque ele conseguiu eleger o primeiro proletariado presidente do Brasil, contudo, me sentiria muito mal se não questionasse a legitimidade do PED (Processo de Eleições Diretas, um nome muito técnico que não poderia existir, se substituído por Eleições do PT). Farei o questionamento com base numa pequena observação. Veja esta imagem, abaixo deste parágrafo. Trata-se de um texto postado no Blog da Ana Maria Campos, repórter do jornal Correio Braziliense.


Publicado às 19h e 11 minutos de segunda-feira, 23 de novembro, o texto informa que o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) venceu, no DF, a disputa pela presidência nacional do PT. De acordo com a jornalista, Magela ficou com 46,60% dos votos, enquanto o candidato apoiado pelo presidente Lula, José Eduardo Dutra, teve 33,77%. A informação de Ana Maria poderia ser confirmada – e eu confirmei – no site desenvolvido pela Secretaria de Organização do PT para o acompanhamento, em tempo real, da apuração dos votos do PED para a disputa nacional.

Alguns minutos antes da jornalista publicar o texto no seu blog, a página da internet do jornal Correio Braziliense já anunciava o vitória de Roberto Policarpo para presidente do PT-DF, com 75% dos votos válidos. Veja a imagem abaixo:


Agora, o mais estranho dessa história toda é que, às 10h desta quarta-feira, 25 de novembro, o site de acompanhamento, em tempo real, da apuração do PED continha um novo resultado, para o DF, na disputa pela presidência nacional do PT. Veja a imagem abaixo:


Antes com 46,60% dos votos, Magela agora tem 20,2% e Dutra, 52,5%. Que diferença!! Não sou bom de matemática, aliás, não é preciso saber, sequer, somar para perceber a grosseria do erro cometido pela Secretaria de Organização do PT, se é que foi um erro.

Particularmente, acho que não foi um erro e, sim, uma trapaça. E digo mais. Se o PT continuar assim, sem lisura na sua eleição interna, ficará num nível pior que se encontram hoje os demais partidos. Neles, todo mundo sabe, os presidentes e diretores são aqueles com maior poder econômico. Não existe nenhum "Processo de Eleições Diretas" para esconder que quem tem mais poder econômico é favorecido dentro do Partido.

Atualização

Às 15h e 45 minutos desta quarta-feira (25), a Secretaria de Organização do PT corrigiu o resultado do PED no DF. Conforme a imagem abaixo, Magela voltou para os seus 46%. Já Dutra aparece com 34, 2%. É... parece que foi um erro. Mesmo assim, esta minha matéria vai ficar aqui, para reflexão.

2 comentários:

Trincheira disse...

Tem algum petista questionando esses resultados?
Trapaça é um termo muito pesado para ser usado por quem não participa do processo.

José Roberto Paraíso disse...

É minha opinião. Só espero que ela seja respeitada!