Blog do Paraíso: Tomara que a Caixa de Pandora seja, realmente, aberta

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tomara que a Caixa de Pandora seja, realmente, aberta


“A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle.” Encontrei esta afirmação na Wikipéida, após saber que a Polícia Federal (PF) começou, na manhã desta sexta-feira (27), uma oporação na Câmara Legislativa batizada de Caixa de Pandora.

Na operação, a PF executou um mandado de busca e apreensão emitido pelo Superior Tribunal de Justiça a pedido do Ministério Público Federal. A polícia entrou nos gabinetes da presidência da Câmara Legislativa e dos deputados distritais Eurides Brito (PMDB), Rogério Ulysses (PSB) e Leonardo Prudente (DEM), para colher material para a investigação que corre sob segredo de justiça.

Os policiais também foram à residência oficial do governador José Roberto Arruda (DEM), onde trabalha o chefe de gabinete, Fábio Simão. As buscas aconteceram ainda nas residências do secretário-chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, do secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, do assessor de imprensa do governo do DF, Omézio Pontes, do chefe de gabinete da Governadoria, Fábio Simão, do secretário de Educação, José Luiz Valente, e do suplente de deputado distrital Pedro do Ovo (PRP), conforme o site do Correio Braziliense informou.

O que isso quer dizer? Quer dizer que a caixa de pandora foi aberta? Não, porque está sob segredo de justiça. A caixa será aberta? Olha. Se a Caixa de Pandora seguir o exemplo da operação Satiagraha – aquela do prende e solta do Daniel Dantas, patrocinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes –, dificilmente algo será descoberto. Quero dizer, a Caixa não será aberta.

Como vimos na Satiagraha, o então delegado Protógenes Queiroz foi afastado da investigação, passou a ser réu e foi suspenso da PF. Ele corre o risco de ser, até, expulso. E ninguém até agora está preso. Esta minha comparação não é uma torcida contra a abertura da Caixa de Pandora. Muito pelo contrário. Quero que ela seja aberta e que venha a luz “algo terrível, que possa fugir de controle”, dos investigados, é claro.

Nenhum comentário: