Blog do Paraíso: Não existe lei para regrar a pré-campanha

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Não existe lei para regrar a pré-campanha


A legislação proíbe campanha política antes de 5 de julho de cada ano eleitoral, porém, não há nenhuma lei a respeito da pré-campanha política. Os pré-candidatos e os pré-comícios estão, portanto, liberados.

Veja o caso do Distrito Federal (DF). Assim como em todos os estados do Brasil, há vários pré-candidatos. Dentre eles, a bezerra de ouro, quero dizer, o ex-governador Joaquim Roriz (ex-PMDB; agora PSC), que, em 2007, quando tinha acabado de ser eleito senador, renunciou ao cargo para não perder os direitos políticos por ter negociado, com o dono da Gol, Nenê Constantino, a partilha de um cheque do Banco de Brasília no valor 2,2 milhões de reais.

Para quem achava que Roriz tinha encerrado a carreira política, por causa da velhice, ou por causa da renúncia ao mandato de senador, se enganou. Ele está de volta. E com força. Com helicóptero, ônibus, tenda, palco, equipamento de som e cabos eleitorais, bezerra de ouro já percorreu várias cidades do DF, sem querer fazer campanha, já fazendo. Na verdade, ele está livre e desimpedido para realizar a sua pré-campanha, afinal, ele não é candidato. É pré-candidato a governador. Ele não faz comício. Faz pré-comício. Não pede votos. Pré-votos. Ele não tem número. Ele tem o pré-20.

Um jeitinho bem brasileiro de escorregar pelas regras da lei, contudo, Roriz não tem culpa. Ele está até certo, senão fica para trás. Faz o que governador José Roberto Arruda (DEM) faz, ao inaugurar duas mil obras a poucos meses das eleições. Quem está errado é o Tribunal Eleitoral que não cobra uma legislação para a pré-campanha, afinal, esta prática não surgiu agora. Quem também está errado somos nós, cidadãos acomodados, que não protesta e não exige leis mais objetivas contra os pré-comícios e pré-candidatos.

A propósito, hoje está tão bom para ficar deitado em casa assistindo TV.

Nenhum comentário: