Blog do Paraíso: O tempo está acabando e falta muita promessa para Arruda cumprir

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O tempo está acabando e falta muita promessa para Arruda cumprir

Imagine uma ampulheta com, praticamente, toda sua areia na parte de baixo. Na parte de cima, há uma pequena quantidade de areia que descerá, totalmente, para o outro lado num prazo de alguns meses.


Agora, imagine essa mesma ampulheta na mesa do governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda (DEM). O que ele diria? “O meu tempo está acabando”. Óbvio, porém, qual seria a expressão que ele faria? Pergunta difícil? Vou te ajudar.

Em 2006, quando era candidato a governador, Arruda prometeu construir uma vila olímpica em todas as cidades do DF. Ele disse que, no seu governo, ligaria o Plano Piloto, via metrô, à Santa Maria e ao Gama. Trocar todos os ônibus velhos por novos foi outra grande promessa. Houve outras. Citarei apenas essas, afinal, já dá para imaginar qual seria a expressão do governador ante nossa imaginária ampulheta. Certo? Não? Já sei. Você quer mais informação.

Bom. Faltando um ano, dois meses e alguns dias para acabar o mandato do governador Arruda, dá para contar nos dedos quantas cidades tem vila olímpica. O metrô que ligaria o Plano Piloto à Santa Maria e ao Gama não será feito. Na verdade, um veículo leve sobre pneus (VLP), conforme informações do Governo do Distrito Federal (GDF), vai ligar as duas cidades ao terminal do veiculo leve sobre trilhos (VLT), que será construído ao longo da avenida W3 Sul.

O veículo leve sobre pneus ficará pronto depois da conclusão do veículo leve sobre trilho, o problema é que, nem VLT, muito menos VLP, saíram do papel. A propósito, Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) pediu na justiça a anulação dos editais que contratariam o serviço para a construção do VLT. Segundo o MPDFT, os editais não estão de acordo com a Constituição Federal e não obedecem as leis de responsabilidade fiscal e de licitações.

Ainda que a ação do MPDFT não seja aceita pela justiça, o VLT não ficará pronto até o final de 2010, pois faltam 38 milhões de reais para o GDF pagar o serviço que vai retirar os cabos de energia elétrica que estão no subterrâneo da W3 Sul. As obras do VLT só poderão começar depois que o GDF fazer esse serviço.

Quanto à renovação da frota do transporte coletivo, basta dar uma voltinha na cidade, pela manhã, para ver dezenas de ônibus velhos quebrados no meio da estrada.

Com essas informações, já dá para imaginar a expressão do governador, ao olhar o pouco de areia que resta na parte de cima da ampulheta. Imagino que ele deve estar com os olhos bem arregalados e com boca aberta, pensando “meu Deus, não conseguirei cumprir nem a metade de minhas promessas antes do fim de 2010”.

Um comentário:

Unknown disse...

Pior Zé... Ele deve estar olhando a ampulheta e pensando: "No próximo governo tento concluir metade do que prometi"... O pior é se a reeleição não vier... As promessas, serão apenas promessas...
Manoela