Blog do Paraíso: Não há favorito na disputa presidencial de 2010

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Não há favorito na disputa presidencial de 2010


Uma péssima notícia para quem deseja continuidade do o projeto que resgatou a autoestima do brasileiro: não há candidato à presidência da República favorito para as próximas eleições.

Se por um lado a ministra Dilma Rousseff tem o apoio do governo mais popular da historia do Brasil, por outro, ela tem a desvantagem de nunca ter concorrido, sequer, uma eleição. Muita gente ainda não a conhece. Muita gente nem ao menos sabe como se pronuncia “Rousseff”. A falta de carisma e o tecniquês (linguagem difícil) também são desvantagens da candidata do Lula. Logo, com Dilma candidata, o PT não pode cantar vitória antes do tempo. Vai ter que trabalhar muito pela eleição da ministra.

O mesmo pode ser dito em relação ao demotucano José Serra, atual governador de São Paulo pelo PSDB. Para a sorte do presidente Lula, Serra, assim como Dilma, não tem carisma nenhum e não fala a linguagem do povo. Por outro lado, ele tem a vantagem de ser mais conhecido; de ter participado de uma disputa presidencial; de governar no maior colégio eleitoral do país.

Há, portanto, prós e contra os candidatos dos maiores partidos. Mas! Como eu disse acima, não existe um favorito. Quem sabe uma zebra embole a disputa? O que quero dizer é que os votos dos prováveis candidatos Ciro Gomes (PSB), Heloísa Helena (PSol), Cristovam Buarque (PDT) e, a mais recente, Marina Silva (PV) não podem ser desconsiderados.

A disputa presidencial de 2010, portanto, não será nada fácil.

Nenhum comentário: