Blog do Paraíso: “Sim, nós podemos”!!

sábado, 3 de outubro de 2009

“Sim, nós podemos”!!



(vídeo da candidatura do Rio de Janeiro)

A grande maioria dos brasileiros ainda não percebeu o tremendo fato histórico que está preste a acontecer no país em 2016. Talvez o complexo de tupiniquim, ou síndrome de “viralata”, ainda esteja bloqueando a mente dos brasileiros que estão custando a acreditar que o Rio de Janeiro vai sediar a maior competição da humanidade.

As Olimpíadas de 2016 é uma oportunidade para deixarmos para trás a doença da baixa autoestima. A competição vai ser a oportunidade de mostrar ao mundo que “sim, nós podemos”. A frase não é nossa, mas a determinação é a mesma da grande nação que, recentemente, bradou “Yes, we can” para mostrar ao mundo que mudou e está pronta para superar os desafios.

Considero as Olimpíadas de 2016 uma oportunidade pelo simbolismo da competição. Assim como no passado, quando as Cidades-Estados da antiga Grécia suspendiam as guerras para celebrar as Olimpíadas, os jogos de 2016 reunirão nações do mundo inteiro, de diferentes cores, credos e costumes, para competir no Brasil e, assim, celebrar a paz no mundo. Sim. Celebrar a paz, pois será o instante em que as espinhosas questões políticas, econômicas e diplomáticas estarão de lado. A conduta esportiva será a única lei vigente.

O Brasil é um país que teve muita dificuldade para encontrar, e aceitar, sua identidade. Muitos – envergonhem-se hoje!! – disseram que este país era um caso perdido; que não tinha mais jeito. E por essa e outras razões o brasileiro sempre andou cabisbaixo, com baixa autoestima. Porém, chegou o momento de deixar o fracasso para trás. O primeiro passo foi dado. O país convenceu o exigente Comitê Olímpico Internacional (COI) que está preparado para receber as Olimpíadas. Falta agora dar o segundo passo: provar ao mundo, em 2016, que somos uma grande nação capaz de organizar e sediar a maior competição da humanidade.



(discurso do presidente Lula antes da escolha do Rio de Janeiro)

4 comentários:

Hugo disse...

Esqueçamos todos os problemas graves que nosso país tem enfrentado, pois eis que vos trago diversão barata (não sei o porquê, mas isso me lembra a política do pão e circo). E, claro, quem comemora essa “vitória” são os políticos que lucrarão rios de dinheiros nas obras super faturadas.

José Roberto Paraíso disse...

Com obras superfaturadas, ou não, as Olimpíadas de 2016 precisam ser bem organizadas. O que está em jogo é o fator simbólico de autoafirmação como nação.

Hugo disse...

Ah sim! Falando em autoafirmação, segue o link um interessantíssimo artigo, publicado no mídia sem máscara, de "autoafirmação" dessa corja, feita às custas do dinheiro público, do dinheiro do povo.

http://www.midiasemmascara.org/index.php?option=com_content&view=article&id=9222:como-se-tornar-um-milionario-na-presidencia&catid=9:governo-do-pt&Itemid=15

Parabéns pelo teu blog! Já está nos favoritos.

Hugo disse...

Aproveitando, gostaria que vc escrevesse acerca de como ficou o Brasil depois do Pan 2007. O que mudou? O que de bom aconteceu depois? Nada! Ninguém se quer lembra mais daquilo. Mas eu me lembro muito bem dos valores declarados inicialmente, aumentando. Lembro tbm das das obras sem licitação. Quem apostar como os 28 bilhões, inicialmente, destinados às Olimpíadas se duplicarão?