Blog do Paraíso: Baixa bilheteria do filme do Lula revela a exclusão cultural de brasileiros

sábado, 23 de janeiro de 2010

Baixa bilheteria do filme do Lula revela a exclusão cultural de brasileiros

Como pode um filme sobre um presidente com 80% de aprovação popular não vender, sequer, 1 milhão ingressos?

Assisti ao filme da vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paguei 14 reais, mais 6 de passagem, pois onde moro não tem cinema. Não tomei refrigerante nem comi pipoca, mas comprei, antes, um café por 2 reais e 50 centavos e uma casquinha por 1 real e 50 centavos. Logo, para assistir ao filme “Lula. O filho do Brasil”, gastei 24 reais.

A dona Maria, aquela que é diarista e mora em Samambaia, com os mesmos 24 reais poderia comprar um pacote de arroz 5kg, um quilo de feijão, dois de carne de segunda e ainda lhe sobraria um trocado para comprar pão, pela manhã. Na mão da dona Maria, 24 reais, portanto, é muito importante. Provavelmente, ela não gastaria para assistir “Lula. O filho do Brasil”, ainda que ela fosse fã do presidente. Talvez, dona Maria nem sequer saiba o que é cinema, afinal, nunca foi em nenhum. Não há salas de exibições perto de sua casa.

Dona Maria pode ser um dos 80% da população que aprova o governo Lula. Ela pode até ter votado nele, mas não vai assistir “Lula. O filho do Brasil”, mesmo que tivesse muita vontade de conhecer a vida do presidente mais popular do Brasil. Não vai porque não pode. Não tem dinheiro.

Assim como dona Maria, há milhares de brasileiros na mesma situação socioeconômica. Agora, fica fácil entender porque “Lula. O filho do Brasil”, em três semanas, não vendeu, sequer, 1 milhão de ingressos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, pela epígrafe no alto da página, achei que iria ler algo interessante. Porém, ao final do texto...Há quanto tempo o governo Lula tem nos dito que está melhorando a situação de pessoas como a sua dona Maria?Há quanto tempo? Todo esse tempo nós temos visto mesmo é alguém ser eleito presidente da república pra em vez de governar o país, dar início a uma campanha eleitoral interminável. O governo Lula é isto: uma imensa cmapanha eleitoral desde o dia hum. Ou seja, acho você tentar ler o livrinho do Orwell de novo.