Blog do Paraíso: Vídeos de apoio aos principais candidatos a presidente circulam na net

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vídeos de apoio aos principais candidatos a presidente circulam na net

O resultado das eleições presidenciais de 2010 poderá revelar a verdadeira influência da Internet numa campanha política de âmbito nacional, no Brasil. Nos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama já mostrou ao mundo que em seu país a internet tem um grande papel num pleito presidencial. A experiência de Obama motivou os estrategistas políticos brasileiros mais ainda. Sites, inicialmente criados para relacionamento, tornaram-se, ao mesmo tempo, noticiosos e uma boa ferramenta para a divulgação de propostas, ideias e nomes de políticos com pretensões eleitorais. No You Tube, por exemplo, circulam vídeos de apoio a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff. Veja:

Publicado em 2 de novembro de 2009 pelo cantor e compositor Tião Simpatia, o vídeo já teve 575 exibições, mas uma nova versão, postada em 2 de janeiros deste ano pelo Blog da Dilma, ganhou mais atenção. Em apenas 4 dias, já tem 1 mil 197 exibições. Parece pouco, mas não é, se o número for comparado ao vídeo de apoio ao principal adversário de Dilma, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Publicado no You Tube em 3 de setembro de 2009, até agora (rs,rs,rs), o vídeo “Eu Quero Serra Presidente PSDB” só teve 87 exibições. Confira abaixo:

Mas o campeão de audiência, entre estes três vídeos, foi publicado em 14 de dezembro de 2008 – a antiguidade da publicação favorece o número alto de exibições, mas não é o principal e único fator a ser considerado. Com o título “Não Quero José Serra Presidente”, a montagem foi feita por Lucas28031999 (não há mais informações no perfil dele) e já tem 4 mil 584 exibições. Assista:

Tem este também:

Nenhum comentário: