Blog do Paraíso: Joaquim Barbosa deveria ser o primeiro presidente negro do Brasil

domingo, 3 de janeiro de 2010

Joaquim Barbosa deveria ser o primeiro presidente negro do Brasil


O primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, reconheceu que o poder “judiciário tem parcela grande de responsabilidade pelo aumento da corrupção em nosso país”.

A propósito, acabei de lembrar que, em 1º de janeiro, o advogado Francisco Caputo tomou posse na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Caputo foi eleito em 2009 com o apoio do governador do DF, José Roberto Arruda (ex-DEM), e do vice-governador Paulo Otávio (DEM). Arruda e Otávio são investigados pela Polícia Federal por suspeitas de participação em um grande esquema de corrupção, conhecido no Brasil inteiro por mensalão do DEM. A ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros entregou, ano passado, um pedido de impeachment contra o governador e o vice.


Não sei por que, mas acabei lembrando deste fato... e justamente agora (!!) ao comentar a declaração de Joaquim Barbosa, publicada neste domingo (3), no jornal O Globo. Para o ministro, “a generalizada sensação de impunidade verificada hoje no Brasil decorre em grande parte de fatores estruturais, mas é também reforçada pela atuação do Poder Judiciário, das suas práticas arcaicas, das suas interpretações lenientes e muitas vezes cúmplices para com os atos de corrupção e, sobretudo, com a sua falta de transparência no processo de tomada de decisões”. Mais uma vez, as palavras de Joaquim Barbosa expressam o sentimento de muitos brasileiros.



Em 22 de abril de 2009, a TV Justiça flagrou, ao vivo, o que eu, e talvez você, estimado leitor, desejaria ter dito para o presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes. “Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”, desabafou Barbosa, conforme o vídeo acima, que já teve 219 mil e 996 exibições no you tube.


Bem antes da discussão com Joaquim Barbosa, o presidente do STF ficou bastante famoso por causa do prende e solta do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. O que aconteceu na verdade foi que a Polícia Federal (PF) prendeu, em 8 de julho de 2008, Daniel Dantas, mas Gilmar Mendes, bem ágil, soltou, já no dia seguinte, o banqueiro com a liberação de um habeas corpus. Só que, com base em novos documentos apreendidos pela PF, o juiz da 6ª Vara de São Paulo, Fausto de Sanctis, fez um novo pedido de prisão para o dono do Opportunity. Quando a história parecia encerrada, com Dantas encarcerado, Mendes, para mostrar sua autoridade, expediu novamente, também com muita agilidade, mais um habeas corpus que deu a liberdade para Daniel. Talvez seja a este episódio que o ministro Joaquim Barbosa se refere ao dizer que Mendes está “destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”.


Não sei não, mas eu acho que Barbosa deveria ser o primeiro presidente negro do Brasil.

Um comentário:

Matheus disse...

Apoiadíssimo!