Blog do Paraíso: Resultado parcial de enquete chapa branca favorece Arruda

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Resultado parcial de enquete chapa branca favorece Arruda

O Correio Braziliense, o jornal impresso mais importante do Distrito Federal (DF), porém, chapa branca, afinadíssimo com o governador do DF, José Roberto Arruda (ex-DEM), faz a seguinte pergunta, numa das enquetes de seu site: “Qual a melhor alternativa para Brasília após a crise que atingiu o governo local com a Operação Caixa de Pandora?”.

O leitor tem seis alternativas. A primeira, uma das piores, é “Arruda deixa o governo e Paulo Octávio assume com condições de disputar a reeleição”. A segunda opção, a pior de todas, é “Arruda e Paulo Octávio deixam o governo nas mãos do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, e não disputam eleição”. A terceira, a melhor alternativa, é “Arruda, Paulo Octávio e todos os citados na Operação Caixa de Pandora, inclusive Leonardo Prudente, deixam os cargos e o presidente do TJDFT assume o GDF. Ninguém disputa eleição”. A quarta seria uma boa alternativa se a Câmara Legislativa tivesse moral para escolher um novo presidente, pois a opção diz “Arruda, Paulo Octávio e Leonardo Prudente deixam os cargos e um novo presidente é eleito na Câmara Legislativa para assumir o governo até o final de 2010”. A quinta, uma apologia à impunidade, “Arruda fica no governo até o fim. Paulo Octávio sai candidato ao governo”. E a última, além de utópica, não prevê o impeachment do governador. Eis: “Arruda fica no governo até o fim, mas não interfere nas eleições. Paulo Octávio não concorre a nenhum cargo”.

Até este momento, que escrevo e publico este artigo, vence, com 40,75%, a alternativa que é utópica e não prevê o impeachment do governador. Em segundo lugar, com 39,77%, está a alternativa da impunidade. E, com apenas 18,94%, fica o que seria a melhor alternativa, “Arruda, Paulo Octávio e todos os citados na Operação Caixa de Pandora, inclusive Leonardo Prudente, deixam os cargos e o presidente do TJDFT assume o GDF. Ninguém disputa eleição”. A alternativa que seria boa se a Câmara Distrital tivesse moral possui 0,34% de votos. A opção “Arruda deixa o governo e Paulo Octávio assume com condições de disputar a reeleição” tem 0,18% e a pior alternativa, ainda bem, tem 0,1%.

A alternativa utópica e a opção da impunidade são bastante parecidas. Nenhuma das duas pede o impeachment do governador Arruda. Juntas, representam 80,52% dos votos dos leitores. Não há na enquete a quantidade de votantes.

Conclusão. Fica claro que o Correio é escrito por (não digo todos) Arrudistas para Arrudistas.

Outra observação. A palavra impeachment, em nenhum momento, é citada na enquete. Dá para levar a sério?

Nenhum comentário: