Blog do Paraíso: SIP pede justiça rápida para crimes de imprensa

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SIP pede justiça rápida para crimes de imprensa

Com muitos casos de morte de jornalistas engavetados, em todo o País, entidade quer que Senado aprove logo a PEC 15, para agilizar julgamentos

Gabriel Manzano, de O Estado de S. Paulo

Numa manhã de outubro, 13 anos atrás, o radialista Ronaldo Santana de Araújo saiu de sua casa em Eunápolis, na Bahia, para trabalhar, e levou cinco tiros à queima-roupa. O caso se arrastou durante anos, acabou esclarecido, mas nem o mandante, o então prefeito Paulo Dapé, nem o matador, Paulo Mendes Lima, estão na cadeia. O primeiro entrou com intermináveis recursos, ainda não julgados. O segundo confessou o crime, foi condenado a 19 anos mas fugiu.

O caso de Eunápolis voltou à tona no final de semana: ele é um dos vinte episódios brasileiros - todos relatando casos de jornalistas assassinados sem que seus autores fossem punidos - que compõem o documento "Impunidade - Brasil", divulgado pela Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), no final de sua reunião semestral em San Diego, na Califórnia (EUA). No texto, a entidade pede pressa à Justiça e ao Congresso, para punir os responsáveis.

Nenhum comentário: