Blog do Paraíso: Antes de completar um ano no cargo, governador Arruda descumpre promessa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Antes de completar um ano no cargo, governador Arruda descumpre promessa


Estimado leitor, no primeiro semestre de 2007, quando eu estava no quinto período do curso de Comunicação Social (habilitação jornalismo), fiz uma disciplina que se chamava jornalismo online. Nessa matéria, os alunos escreviam reportagens que eram publicadas no site da faculdade. Publiquei oito textos, apesar de ter feito nove. Minha professora, que era também a editora, não publicou uma reportagem que fiz. Ela alegou que a matéria não podia ser publicada porque eu não tinha ouvido uma das partes envolvidas. Não ouvi um dos envolvidos porque ele não quis se pronunciar, argumentei. No entanto, não teve jeito. A matéria não foi publicada. Mas, hoje, decidi publicá-la neste blog. Veja abaixo o texto que deveria ser publicado em junho de 2007:


Antes de completar um ano no cargo, governador Arruda descumpre promessa

Medida do governo de retirar as vans de condomínio de circulação divide opinião de passageiros


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM, ex-PFL), quando candidato, prometeu em comício, realizado no dia 9 de setembro do ano passado em Santa Maria, que as vans do transporte alternativo poderiam continuar. Arruda prometeu também que iria realizar concorrências para trazer empresas com novos ônibus porque não tinha “rabo preso com empresários”. Antes de completar um ano no cargo e mesmo depois de ter afirmando que o transporte alternativo “ajuda o povo”, o governador, juntamente com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibiu a circulação das vans de condomínios e abriu somente uma licitação para ocupar uma parte das linhas da empresa de ônibus da Viação Planalto (Viplan), que não cumpriu o acordo de colocar no dia 20 de abril 160 ônibus novos em circulação.


Para o ex-motorista de van Carlos Roberto Ferreira da Silva, 41 anos, o governador foi “muito covarde”. Segundo Carlos, Arruda combinou que, se a frota de carros fosse renovada, as vans poderiam continuar. “Assim que ele pediu, a maioria comprou carro novo”. Carlos diz também que, quando candidato, José Roberto Arruda pediu apoio à categoria. “Quem tinha lotação votou no Arruda. Eu mesmo fiz carreata para ele”, revela. O também motorista de van Ribamar Santos, 40 anos, confirma as informações do colega. “Não comprei van nova porque meu carro ainda está dentro do prazo, mas meus amigos compraram”, explica. “O Arruda se rendeu aos empresários de ônibus”, protesta Ribamar.


A medida do governador, entretanto, não desagradou o eletricista Moacir dos Santos, 51 anos. Ele afirma que a van não faz falta. “A educação era mínima, eles são velozes, andavam lotados. Às vezes eu pegava porque era obrigado”, sentencia. Mas a estudante Maria Aparecida Nascimento não tem a mesma opinião do eletricista. Embora use pouco o transporte público, Maria Aparecida conta que seus pais dependiam do serviço alternativo. “Tiraram a opção dos meus pais”, protesta. “Os ônibus andam muito cheios”.


A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do GDF, mas não obteve resposta.


Leia na íntegra a gravação das promessas feitas pelo governador no comício em Santa Maria, realizado no dia 9 de setembro:

José Roberto Arruda – O transporte está bom ou está ruim?
Público Presente – Ruim!
JRA – Estou falando do transporte coletivo. Está bom ou está ruim?
PP – Ruim!
JRA – Tem que mudar ou não tem?
PP – Tem!
JRA – Sabe como é que vou mudar? Primeiro, eu não tenho rabo preso com empresários de ônibus. Eu vou fazer concorrência e trazer empresa nova e ônibus novo.
Agora, as vans, o transporte alternativo, (sic) pode continuar porque ajuda o povo.

Nenhum comentário: