Blog do Paraíso: Dia histórico para Cuba e para o Mundo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dia histórico para Cuba e para o Mundo


Não sei como pessoas que nasceram, vivem e respiram a todo tempo o capitalismo conseguem ser socialistas. Além de estudar as teorias do jornalista, filósofo, sociólogo e economista Karl Marx, acho que o primeiro passo para ser socialista é visitar Cuba. Mas isso tem que ser rápido, pois o Presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, renunciou hoje ao cargo e, portanto, acredito que não vai durar muito tempo o socialismo cubano. Pode-se dizer que hoje é um dia historio para Cuba e para o mundo. Depois de 49 anos na liderança da ilha, um dos principais lideres da Revolução Cubana de 1º de janeiro de 1959, se afasta do poder. É histórico. No entanto, vem à tona uma questão: qual será o destino político de Cuba? O país deixará de ser literalmente uma ilha isolada do mundo? Bom. Deixar de ser ilha é difícil, senão impossível. Mas deixar de ser isolada do mundo capitalista acho bastante provável. Veja o caso da China que não pode ser considerada mais comunista. Seguir essa posição ideológica hoje não é nada fácil com a globalização, tão presente e irresistível aos países do mundo inteiro. Para ser sincero, o socialismo descrito por Karl Marx nunca existiu. No meu entender, a teoria do sociólogo é nada mais, nada menos, que um delírio utópico. Delírio que vai contra a natureza humana. Já o capitalismo é o contrário, condiz com a índole do ser humano, que nunca está satisfeito. Quer sempre mais. E mais. E mais. Nenhum intelectual parou para criar ou pensar o capitalismo, antes dele ser implantado. Não quero dizer com isso que sou a favor das desigualdades sociais e do imperialismo comercial. Sou totalmente contra a essas patologias do capitalismo. O ideal é o ponto de equilíbrio, como praticamente tudo na vida. Como já dizia os Mukeka di Rato na letra de música Do contra a favor, “não quero ser contra. A favor também não quero ser. Muito menos neutro. Mas atacar e defender. Então que cara doido você deve está pensando. Relativizando. Especificando. Cada coisa aqui. Cada coisa lá. Tudo tem seu defeito. É só examinar. O que prejudica menos. Ou auxilia mais. Dentro do anglo da postura que satisfaz”.

3 comentários:

robsoncamara disse...



Cuba sobrevivera a mídia ideológica capitalista. Você está sendo ventículo do que amplamente divulgado nos meios ideológico capitalista, acho que deveria ser mais cristico em relçação a isto. Posso prova. A grande mídia e os que se dizem suficientemente esclarecisdos não mencionam uma linha que Cuba está sobe embargo econÔMICO DO IMPERIOS DO MAL DESDE DE 1962, o presidente esta o democráta Kennedy, imagino o que os repúblicanos fariam com a mesma.
A capitalismo não faz parte da natureza humana, posso prova. Na pré-história da humanidade vivíamos em sociedades comunais, não em burgos. O capitalismo é um advento de quem chegou ao poder, não de que ficou abaixo dele, eu, você por exemplo, um aluno cuja bolsa está ligado a um progama social, algo que no capitalismo selvagem é outra coisa, paga quem tem, estuda numa pública que tem conhecimento suficiente para disputar de que vem das melhores escolas.
O socialismo, vamos analisar pelo seu ponto de vista, é então a única utopia que enfrenta o ideologia capitalista, pois se assim não o fosse não estaríamos falando dela até hoje.
Marx não viveu em países socialistas, mas vivem o desenvolvimento genético do capitalismo, analisou que o DNA desse sistema levará a humanidade a banca rota mais sedo ou mais tarde, concluiu.
A China chegou onde chegou sob a direção política do partido comunista, com sua especifidade, sua cultura. Leia a históric ada China e perceberá que não há nenhuma surpresa. Lia também "liberdade de impresa" de Karl Marx. Não se pode falar que conhece Marx sem penetrar em suas obras, logo vejo que você não as leu.
Bom, é isso pro enquanto, um abraço
Robson

Anônimo disse...

Eu me surpreendi ao ver sua afirmação "China não pode ser mais considerada comunista" e sequer explicar. À exemplo da China, Cuba sabe muito bem que o socialismo é sinonimo de dificuldades e, por isso, há anos, resolveu abrir o mercado. Sim, Cuba abriu o mercado do turismo e, talvez por isso, haja um pouco do que dividir entre os cubanos. A China foi mais audaciosa: abriu as pernas, arreganhou e mandou o ricardão do capitalismo entrar com força total. Mas isso não significa que a China, a menina dos olhos do mundo, seja totalmente capitalista. As pessoas fogem de Cuba, certo? As pessoas fogem da China também. Você mora aqui no DF como eu e, provalmente, já deve ter visto o número de chineses em nossa cidade. Tá certo que o capitalismo emergente na China deve ter espantado essas pessoas de lá, que, muito provavelmente, viviam à mercê e não se enquadrava no novo modelo dominante no país. E respondendo a tua pergunta: acho que só haverá mudança (Change! Change there, como diz Fidel se referindo aos EUA) quando Fidel morrer. E, ainda assim, eu espero viver mais 60 anos e ver Cuba continuar mostrando para o mundo - e para pessoas como você que afirmam ser o socialismo utópico - que é, SIM, possível viver OUT do sistema capitalismo. Já, sei.. você vai argumentar sobre liberdade, desigualdade em Cuba, que Fidel é rico e o povo não... mas isso aí já são outros quinhentos. Abraço grande Zé!

Robson Camara disse...

Zé roberto disse:
Não entendo. Simplesmente não entendo. Se a "síntese solcialista" é uma idéia boa, para que Cuba precisa do dinheiro dos países capitalista? Pra que Cuba precisa de novas tecnologias? Enfim, para que o fim do embargo estadunidense? Para que serve o socialismo? Se prestasse, Cuba não sentiria o embargo da superpotencia mundial.

Caro Zé
Esse dúvida é devido a incompreensão teórica e econômica da realidade de Cuba.É evidente que Cuba, como qualquer outro país precisa de investimentos. Cuba, por ser uma ilha, é limitada do ponto de vista produtivo, diante disso, ela tem que priorizar aquilo em que ela é eficiente e se destaca.
É o socialismo é uma idéia boa, seus fundamentos são bons, ela busca recolocar a essência humana em seu devido lugar, uma sociedade comunal, o início da odisséia humana. O capitalismo expropriou o ser humano da terra,da sua essÊNCIA MAIS BELA. O capitalismo é a exploração do homem pelo homem na sua forma mais vil. Não é uma dádiva divina, um determinismo. O capitalismo é simplemente um constructo humano, algo criado históricamente, um instrumento de exploração. Todo avanço tecnológico produzido por ele não está ao alcance de todos. Eu tenho carro quase do ano, computador e vou compar um note, uma renda acima da média do brasileiro com servidor público, mesmo assim, sou consciente que o capitalismo não é a solução, pois a moiria do povo não tem acesso a esse bens de consumo
Segundo a ONU, de cada mil crianças que morre no mundo nenhuma é cubana, posso te garantir que boas parte das que morrem não estão em paises sobre regime socialista ou sob governo que se entitulam socialistas.Isso é um feito social, algo que poucos países capítalistas podem se vangloriar.
Cuba precisa de dinheiro sim. Como você sabe ou deveria saber só existem três experiências ativas socialistas no mundo na atualidade. Veitnan (crescendo a 9% ao ano, China (10% ao ano), Cuba (8% ao ano). Para sustentar esse crescimento esses países precisam de energia para sustentar esse processo. Eles precisam de fazer trocas econômicas.
Esses países precisam fazer trocas econômicas com outros países, sejam eles capitalista ou socialista, isto é um aprendizado histórico do socialismo que esse países utilizam para garantir sua sobrevivência no mundo contemporâneo e capitalista.
O embargo é proibitivo a quase tudo. Se os Estados Unidos, o maior devedor do mundo, deixar de comprar mercadoria de qualquer grande país ou boicotá-la, evidentemente, que isso terá impacto nessa economia, imagine em Cuba, uma economia dezenas de vezes menor que a do Brasil. Mesmo assim, o povo não vive na miséria, vive somente com o essencial.
As beneses do capitalismo só estão ao alcance daqueles que detém os meios de produção ou no topo da pirâmide social, nós somos meros consumidores(não-humanos para o mercado).
Você se sente satisfeito com o capitalismo, é uma questão pessoal. Os cubanos conseguiram distribuir o pouco a todos, algo impossível no capitalismo. Poucos ficam com muitos e a maioria com pouco.
O embargo atinge até a quem vende a Cuba (apesar do poder econômico da economia estadunidense está diminuido, o que favorece a Cuba). Só para se ter uma idéia. Um navio que atraca num porto cubano só pode atracar nos EUA seis meses depois, evidentemente que é prejuizo a esse empresário que atracou seu navio em Cuba, logo ele não vai atracar de novo, logo quem vender a Cuba não vai vender mais, trata-se só de um exemplo.
Cuba não é auto-suficiente em tudo, ela precisa importar tecnologia e mercadorias onde ele não tem know-how. Algo normal em todas as economias do mundo.
Então, Zé, não posso lutar contra sua incompreensão, agora se você quiser entender a essência do socialismo estamos aí.
Sinto por você, um jovem, que está contamidado com as idéias que o sistema burguês dissemina a nossa juventude nas escolas e na acadêmcia, mas toda chave para vencer a ignorância é o conhecimento.È o único alento.
Um abraço.
Robson