Blog do Paraíso: Lula não garantiu que o governo terá candidato único em 2010

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Lula não garantiu que o governo terá candidato único em 2010


Como futuro comunicador, sinto-me na obrigação de fazer um esclarecimento ao meu leitor que é também leitor dos Diários Associados (isso vale também para quem acompanha os demais veículos que reproduziram a matéria dos Associados). O presidente Lula não garantiu que o governo terá um único candidato nas eleições presidenciais de 2010. Só consegui descobrir isso ontem, quando tive tempo de ler toda a entrevista que o presidente Lula deu no dia 27 de abril para os Diários Associados (Correio Braziliense, Estado de Minas e Diário de Pernambuco). Abaixo da manchete "Exclusivo: Lula exorciza as tentações", há a afirmação "Mesmo que a base se divida, Lula garante que o governo terá um único candidato em 2010". Logo em seguida vem entre aspas a fala do presidente: "Trabalho para isso". Se o leitor atento verificar o contexto da citação na página 3, perceberá a distorção. O contexto se encontra abaixo da pergunta "A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, tem a liderança política e a capacidade necessária para enfrentar os desafios colocados ao país?". De cara já dá para perceber que a pergunta não tem nada a ver com o sentido que os Diários deu a fala do presidente. Mas... Leiamos o contexto do que disse Lula: "Outro dia não sei quem foi que achou absurdo eu dizer que queria fazer meu sucessor. Houve alguém que ficou estarrecido. Ele deveria ficar estarrecido se eu não quisesse fazer. Penso em fazer o sucessor à Presidência da República. Trabalho para isso. Agora, eu tenho uma base muito heterogênea. Com que o presidente precisa contar neste momento? Com a hipótese de que a gente consiga uma chapa única da base aliada". Prezado leitor, como você pode observar, em nenhum momento o presidente Lula "garante que o governo terá um único candidato em 2010". Na verdade, ele trabalha com a hipótese de chapa única. E o "Trabalho para isso", como você pode ter lido acima, se refere ao sucesso que Lula pretende fazer. Portanto, a afirmação correta que deveria vim abaixo da manchete é "Apesar da base dividia, Lula trabalha com a hipótese de chapa única nas eleições de 2010". Existe grande diferença entre "garantir" e trabalhar com a "hipótese". É por isso que eu concordo com o que o presidente disse na última pergunta da entrevista: "Eu aprendi a não ficar com raiva da imprensa porque acredito na capacidade de discernimento do leitor, do ouvinte e do telespectador". "Eu acho fantástico o cara que faz manchete no jornal. Gostaria de um cara desses para fazer manchete quando eu fosse candidato, porque às vezes a manchete não tem nada a ver com a matéria. Acho fantástica a criatividade", conclui.

Nenhum comentário: