Blog do Paraíso: O deboche é o humano

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O deboche é o humano


Amigo leitor, por favor, diga-me o que nesta vida não é um deboche? Este blog é um deboche. Feito por um estudante debochado, o que o torna também um deboche. O leitor, que me perdoe, também é um deboche, quando ler textos debochados de um debochador. Mas... O que é um deboche? É uma brincadeira? Ironia? Escárnio? Zombaria? Que nada! O deboche é o humano. Tudo no ser humano é debochado. O amor e o ódio. A dor e o prazer. A vida e a morte. Os pés, as mãos, a barriga, o rosto, o cabelo, o pênis, a vagina. O sexo. Os filhos. A família. As casas. Os carros. A cultura. O dinheiro. Tudo!! Cheguei a essa conclusão numa bela tarde debochada. Ouvindo o barulho de um transporte público, que não passa de um deboche de mau gosto, comecei a refletir sobre o que não é um deboche. E percebi: não há nada que não seja debochado. Veja a língua portuguesa? Há! Há! Há! Que deboche!! É a uma das línguas mais difíceis do mundo. E a língua inglesa? É uma das mais fáceis. Só que eu não sei falar... Viu? Deboche! Quer outro exemplo? Veja o título do post que coloquei abaixo. “A Floresta Amazônica é nossa. Só nossa!”. Como nossa? Nunca fui lá. Não tenho terreno lá. Para falar a verdade não tenho nem aonde cair morto. Como a Floresta Amazônica pode ser minha? Sou, portanto, um gaiato. Laranja. Não passo de um laranja. Da mesma forma quem comprou, através do site da ONG inglesa, um pedaço da Floresta Amazônica. Da mesma forma os soldados que morreram nas guerras mundiais. Da mesma forma os americanos enviados para a guerra no Iraque. Quem foi que disse que eles usufruirão do petróleo pilhado lá? Está vendo, estimado leitor? É ou não é uma situação debochada. Este texto não fica para trás.

Nenhum comentário: