Em 2006, 80% da frota de ônibus não tinham passado por processo licitatório e 65, 68% dos carros estavam com idade superior à autorizada, portanto, caindo aos pedaços. Dois anos depois, o que mudou? O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou somente uma licitação e foi porque a empresa de ônibus Viplan não cumpriu a determinação de substituir menos de 10% dos seus ônibus. De acordo com informações fornecidas por Darse, a Viplan deveria trocar 75,12% de sua frota, ou seja, retirar de circulação 480 ônibus velho. Mas o GDF só cobrou menos de 10% e, mesmo assim, não foi atendido. As demais empresas de ônibus continuam circulando sem licitação e com ônibus velho. A empresa Condor, por exemplo, em 2006 possuía 97,62% da frota aindo os pedaços (fora do prazo de validade). A empresa Planeta, em 2006, tinha 54,07% dos ônibus velho. Parece pouco. Mas se consideramos que o número representa 339 ônibus, não é. A situação piora com a empresa Lotaxi, com 96,67% da frota vencida. A empresa Rápido Brasília tinha naquele ano 77,14% dos ônibus vencidos. A Riacho Grande, em 2006, possuía 58,73 de ônibus velho. Já a São José, 59,53% da frota vencida. Também em 2006, a empresa de ônibus Satélite estava com 54,58% da frota vencida. A TCB, pior de todas, tinha no final do mandato do governo Roriz 100% de ônibus velho. A empresa Viva Brasília deveria ter trocado 59,56% da frota. Ufa! Por fim, a empresa Veneza, com 89,74% de ônibus velho. Como se pode observar nas ruas a olho nu, o GDF não trocou nem a metade. (Não perca o próximo comentário: como o livro de Darse Júnior foi parar nas mãos do Paraíso?).
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
NAS RUAS DO DF SO VEJO ONIBUS VELHOS REFORMADOS,PINTADOS
SAUDE VAI MAL COM ARRUDA E AGUSTO CARVALHO
POSTOS POLICIAIS NAO ESTAO DIMINUINDO A VIOLENCIA
PESQUISAS MENTIROSAS COLOCANDO O ARRUDA NA DIANTEIRA
NAS RUAS O POVAO SO CLAMA VOLTA RORIZ
CAI FORA ARRUDA
Postar um comentário