Blog do Paraíso: Escritor lança livro que começou a escrever há 50 anos

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Escritor lança livro que começou a escrever há 50 anos


A pedido de uma colega de serviço, fui ontem a um lançamento de um livro. Foi num barzinho, próximo a um centro cultural de Brasília. Sempre achei esse bar muito fresco. Muito pequeno. Não cabe quase ninguém. Quando eu cheguei lá, todas as cadeira já estavam ocupadas. O bar – muitos chamam de café – é tão pequeno, mais tão pequeno, que eu tive a sensação de estar olhando para cara de todo mundo e todo mundo olhando para mim. Foi bem fácil perceber que minha colega não estava lá. Ela ia me apresentar o escritor. A ausência dela, no entanto, não impediu que eu trocasse uma palavrinha com o intelectual.

Mas o incentivo para conversar com o escritor não veio de mim mesmo. Veio de um colega que estava comigo. Antes de ir conversar com o autor do livro, primeiro eu dei uma olhada na obra. Li o título: “Um agrônomo cearense”. Depois o nome do escritor: “Lojos Ferenz Kokay”. Dei uma olhada na contra capa. Em seguida, uma lida em alguns versos. Enfim, fiz aquela checagem costumeira para ter uma impressão da obra. O resultado disso é que fiquei curioso para ouvir Lojos. Imaginei que ele tinha uma boa história para me contar. Pedi até emprestado a agenda de meu colega para fazer algumas anotações.

Antes de conversar com o escritor, cumprimentei sua filha, a deputada distrital Erika Kokay, do PT. Meu colega, que a conhecia, me apresentou a ela, dizendo que eu tinha um blog e que queria fazer uma matéria com o pai dela. Solícita, a deputada me levou até a mesa onde Lojos autografava sua obra.

Sentei ao lado dele e esperei ele autografar umas duas obras, isso porque a enorme fila que havia se formando já estava no fim. Assim que ele terminou, me apresentei e comecei a perguntar, antes que aparecesse outro fã com um livro de baixo do braço pedindo autografo.

Depois de algumas perguntas, e antes de ser interrompido pelos fãs, a informação mais importante que descobri do autor foi que ele demorou 50 anos para concluir a obra. Para saber mais, fui falar com sua filha. Ela disse que o livro, dividido em duas partes, tratava da vida pessoal e profissional do pai. A parte pessoal, continha poesias, muitas em homenagem a mãe da deputada. Já a segunda parte era voltada para a organização agrícola. (Gente, olha só o tamanho deste texto! Estou escrevendo muito. Acho que já está na hora de acabar, não é?).

Você quer saber mais sobre a obra, estimado leitor? Vou te dar o mesmo conselho que Lojos me deu. Leia o livro.

3 comentários:

HIGOR SAVIO disse...

Grande Zé,
após ler seu comentario sobre o lançamento deste livro me pergunto o quanto estariam antonitos os autores de" Best-sellers express" que são produzidos todos os anos pelas esmagadoras e gigantescas editoras mundo a fora ao verem um sujeito que foi capaz de resumir a maior parte de sua vida em versos. Não posso negar que agora tenho respostas para as peguntas que peremearam minha mente nesta festa por isso hoje faço uma leitura mais apurada dos motivos que leva um homem como Lojos Ferenz , de idade ja vançada que cosegue neste estágio da vida reunir a familia , amigos, curiosos e adimiradores em uma noite fria mas tão harmoniosa quanto a banda que se aprentava no local,permanecer inerte a tudo e a todos.
Talvez Lojos Ferenz estivesse interpretando apropria a canção de Almir Sater (Tocando em frente)que simplismente explica os momentos da vida onde todos esperam ações, gestos e ate mesmo recepções mais calorosas e apenas podemos afirmar que Andamos devagar porque já tivemos pressa
Levamos esse sorriso porque já choramos demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe e
Só levamos a certeza de que muito pouco eu sa
bemos
E no final de nada sabemos.
Um forte Abraço Zé e obrigado por nos proporcionar o objeto da reflexão.!!

120885 disse...

Oi Zéee!!!Muito bom o texto...envolve o leitor,parabéns!!!
Natália

Alle disse...

Bem, antes tarde do que nunca!
Bom texto!
Bom...