Blog do Paraíso: Blog da Petrobras acaba com o furo jornalístico

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Blog da Petrobras acaba com o furo jornalístico


Amigos leitores, não posso deixar de comentar o Blog da Petrobras Fatos e Dados. Criado neste mês de junho para apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”, o Blog, já nos primeiros dias, está causando polemica porque, antes mesmo de serem publicadas as matérias, o Fatos e Dados divulga as perguntas enviadas pelos repórteres para a assessoria de imprensa da empresa com as respostas. Recentemente, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou, e com razão, uma nota de repúdio ao Blog da Petrobras.

Classifico a atitude do Fatos e Dados como insana. Onde já se viu divulgar perguntas e respostas de apuração antes mesmo das matérias serem escritas? E se a pauta cair?

Antes de prosseguir, esclareço que não sou contra a Petrobras usar a internet para divulgar informações da empresa. Pelo contrário, sou totalmente favorável, pois sei a importância da informação oficial (pública) para a democracia e para o cidadão. Inclusive, acho que as perguntas e as repostas deveriam ser divulgadas junto com a matéria escrita pelo jornalista.

No entanto, acho ridículo o Fatos e Dados divulgar as perguntas e as respostas antes mesmo da matéria ser publicada. Com essa atitude louca, o Blog da Petrobras acabou com o furo jornalístico. Falo isso como leitor e, não, como repórter que, por ventura, acessaria a página para copiar pautas de colegas.

Nenhum comentário: