Blog do Paraíso: A imprensa fiscaliza o poder! Ou: a imprensa fiscaliza o poder?

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A imprensa fiscaliza o poder! Ou: a imprensa fiscaliza o poder?


A imprensa fiscaliza o poder!

Que frase linda e romântica (vocês também não acham?). Quem nunca ouviu uma frase parecida com essa? Acredito que são poucos os que nunca ouviram uma afirmação semelhante.

A frase ganha mais sentido ainda com as notícias negativas envolvendo o Senado Federal, que vieram à tona, coincidentemente, após o senador José Sarney (PMDB-AP) assumir a presidência do Congresso Nacional.

O trabalho de fiscalização da imprensa está sendo tão eficiente, mais tão eficiente, que até os atos secretos foram descobertos. Êpa! Espera um momentinho aí. Como os jornalistas descobriram os atos secretos se eles não foram publicados? O leitor, que não cursou Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, deve estar se questionado: como os jornalistas descobriram os atos que eram secretos? Será que o jornalista aprende a usar, na faculdade, técnicas mágicas? Será que eles recebem, junto com o diploma, uma bola de cristal?

Não, amigo leitor. Eu cursei jornalismo e sei mais ou menos como a coisa funciona. Aprendi nas aulas de técnicas de entrevista e reportagem que o jornalista coleta informação perguntando. Os jornalistas que estão denunciando os atos, antes secretos, do Senado apenas perguntaram para quem sabia.

E quem sabia dessas informações? Certamente uma pessoa envolvida até o talo, conhecedora dos “esquemas”. E por que essa pessoa resolveu contar tudo? Boa pergunta. Será que é para ajudar a imprensa a fiscalizar o poder? Não. Aliás, acho que não, porque esse mesmo dedo duro teria dito sobre a existência dos atos secretos já no primeiro momento.

A imprensa fiscaliza o poder?

Nenhum comentário: