Blog do Paraíso: Protesto de estudantes e jornalistas: fora Gilmar Mendes!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Protesto de estudantes e jornalistas: fora Gilmar Mendes!


Eu fui à manifestação de protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a lei que exigia o diploma para ser jornalista. Eu tive que fazer isso para mostrar minha insatisfação com o poder judiciário brasileiro.

Quero aproveitar esta ocasião para dar parabéns aos estudantes e jornalistas que compareceram ao protesto. Vocês estão de parabéns. Está certo que o protesto deveria ter sido feito antes. Mas não podíamos deixar o STF tomar a decisão e não fazer nada.

Depois que houve o julgamento que derrubou a exigência do diploma, passei a acordar todos os dias com essa história na cabeça. Toda manhã eu lembro do resultado do julgamento; do deboche do presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes; e fico revoltado. Indignado! Esta manhã, em que fui às ruas, não foi diferente.

Avalio, portanto, que o protesto foi positivo. Mostramos que não somos cordeirinhos passivos. Mostramos que não ficamos satisfeito com o julgamento. Exigimos respeito. Pedimos a saída do ministro Gilmar Mendes. Enfim, protestamos!

Apesar dessa avaliação positiva, o protesto ficou aquém do esperado. Antes de chegar lá, pensei que a Praça dos Três Poderes estaria lotada, afinal, há centenas de estudantes de jornalismo, os mais prejudicados com essa história. Mas não foi isso o que aconteceu.

Quando eu cheguei à Praça dos Três Poderes pude entender porque a categoria sofreu a derrota no STF. De longe dava para ver um pequeno bolinho de gente vestido de preto. Eles estavam lá, naquela imensidão da Praça dos Três Poderes, abandonados. Às 10 horas, horário marcado para o protesto, não me lembro de ter visto ninguém do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF). Ninguém! Quando deveria ter, pelo menos, um trio elétrico do sindicato aguardando os manifestantes, não havia, repito, ninguém!!

Graças aos poucos, e aguerridos, estudantes de jornalismo, o protesto teve nariz de palhaço, apitos, faixas, um megafone e um negócio que parecia ser um tambor – fazia um barulhão! O protesto foi um sucesso, em minha opinião, graças aos estudantes de jornalismos.

Nós agitamos a Praça dos Três Poderes. Fizemos uma caminhada em volta do prédio do STF. Isso foi possível porque não havia nenhuma grade em volta e a polícia ainda não tinha chegado. Por que? Eles não estavam nos esperando lá. Eles acharam que não ia ninguém protestar.

A ausência do SJP-DF no início do protesto e a pouca quantidade de estudantes e jornalistas revelam uma coisa muito séria: a categoria é muito fraca.

E digo mais, sem querer ser pessimista. Com a decisão do STF, a categoria vai ficar mais fraca ainda. Acho até que a decisão do tribunal ameaça, inclusive, a existência dos Sindicatos.

É por isso que nós não vamos desistir. A manifestação de hoje foi uma de muitas outras que virão. A próxima já está até marcada para esta quarta-feira (24), às 18 horas, na Praça dos Três Poderes. Vamos nos juntar ao Movimento Gilmar Dantas: “Saia às Ruas” e Não Volte ao SFT. Afinal, além de exigir uma lei que cobre jornalistas por formação, queremos que Gilmar Mendes saia do tribunal.

Até lá.

3 comentários:

Larissa Faria disse...

Olá... eu estava lá na Praça tambem protestando e mostrando o quanto estou insatisfeita com essa decisão. Como vc imaginei encontrar a Praça lotada, mas não foi o que vi e mesmo assim me orgulhei por todos os que estavam lá, pois são pessoas que não estvam pra mais uma 'baguncinha' e sim pessoas que amama o Jornalismo e sabe da iportancia que tem de se aprender as técnicas NA FACULDADE, a iportancia que tem um diploma de jornalismo.
Estavam pegando o email para entrarmos mais em contato, porem não consegui passar o meu.. Então por favor entrem em contato comigo no e mail: lari.venancio@gmail.com

Anônimo disse...

Olá José, estava na manifestação também e penso da mesma forma que você. Gostei do seu texto. Gravei seu link no meu blog. Visitarei sempre que der. Vale lembrar que o nosso trabalho é um processo. Não podemos desistir e nem ser pessimistas. Até a próxima manifestação. Giulia Batelli.

Blog Dona Ingrid disse...

Embora eu não estude mais jornalismo (agora faço publicidade), acho super importante o diploma!
Gostaria muito de ter ido a manifestação! Quando haverá outra?!