Blog do Paraíso: Como num passe de mágica

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como num passe de mágica

Não houve tempo sequer para a sociedade reclamar. Como num passe de mágica, as excelências do Congresso Nacional anteciparam o presente de Natal e aumentaram o salário em 61,8%, 40% acima dos 20% da inflação acumulada desde 2007, ultimo ano em que ocorreu revisão salarial deles.

A mágica aconteceu neste período em que a sociedade está dopada por causa da magia do Natal. Muitas pessoas estão mais preocupadas em saber onde passarão o recesso, quantos presentes vão receber e quantos parentes deverão presentear.

O salário dos deputados e senadores deixará de ser de 16,5 mil reais e passará a ser de 26,7 mil reais. Fora auxílio moradia, passagens, verba de gabinete, recursos para pagar funcionários, 14º, 15º salários...

O caso é sui generis. Nenhum outro trabalhador recebe em tão pouco tempo um aumento de salário como este.

Uma promoção para um cargo superior pode até fazer o pagamento de determinado trabalhador dobrar, o que não é caso dos deputados federais e senadores, pois eles não mudaram de função. Continuam parlamentares.

O novo salário não beneficiará, mais ou menos, 40% dos deputados federais e 45% dos senadores, pois eles não foram reeleitos e, portanto, não participarão da nova legislatura, quando o novo salário estará valendo.

O pior de tudo é que boa parte dos 513 deputados e 81 senadores não merecem ganhar tanto pelo que fazem.

Tanto a Câmara, quanto o Senado são espaços reservados para os líderes de bancadas e para os presidentes das Casas. Grande parte dos parlamentares não fazem nada, senão marcar presença no Plenário no dia de votação nominal e votar de acordo com a orientação do seu líder.

O aumento vale também para a presidenta Dilma Rousseff (PT) e para seus ministros. Só que a porcentagem do reajuste no salário deles é bem maior. Antes, quem ocupava o cargo de presidente recebia 11,4 mil reais e de ministro, 10,7 mil reais. Agora, o salário deles serão de 26,7 mil reais, valor que representa um reajuste superior a 130%.

Pelo menos, presidente da República e ministros trabalham mais que deputado e senador.

Nenhum comentário: