Blog do Paraíso: Governo local e federal no mesmo compasso

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo local e federal no mesmo compasso

Faltam 21 dias para o início do governo de Agnelo Queiroz (PT-DF) no Distrito Federal (DF). Até agora, nenhum nome foi confirmado ou oficializado para ocupar uma das Secretarias do governo do DF.

Os novos secretários serão anunciados, segundo o novo governador, até o dia 20 de dezembro, quando a presidenta Dilma Rousseff (PT) já terá concluído a composição dos ministérios do governo federal.

Agnelo deseja que os novos secretários estejam de acordo com as indicações da petista no âmbito nacional. O novo governador deseja ter uma gestão afinada com a administração de Dilma Rousseff. Uma oportunidade ímpar para o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela primeira vez na história, o governo do Distrito Federal (GDF) e a presidência da República são ocupados por petistas.

Desde quando passou a existir eleição direta no DF, Agnelo Queiroz é o segundo governador eleito pelo PT. O senador reeleito Cristovam Buarque (PDT-DF) foi o primeiro. Ele governou quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) exercia o seu primeiro mandato na presidência da República.

A culpa de boa parte dos problemas no governo de Cristovam Buarque, portanto, era atribuída ao fato do presidente do Brasil não ser do mesmo partido.

Mas os próximos anos serão diferentes e não haverá mais essa desculpa. Talvez a demora na nomeação dos secretários seja o sinal de que GDF e governo federal andarão no mesmo compasso.

Nenhum comentário: