Blog do Paraíso: "A rapa do tacho"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"A rapa do tacho"

Celina Leão organiza grupo dos novatos disposto a ter cargo na Mesa Diretora da CLDF

Luísa Medeiros
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Distritais de primeira viagem almejam conseguir um lugar no comando da Câmara Legislativa. Os novatos se articulam para integrarem blocos partidários capazes de os alçar na disputa por uma das cinco cadeiras da Mesa Diretora. A premissa de que os recém-chegados à Casa não têm preferência para ocupar as vagas é criticada por eles, que reforçam no discurso o mérito conquistado nas urnas. Os novos parlamentares querem representar o eleitorado em posições estratégicas e estão dispostos a enfrentar os colegas mais experientes para garantir o melhor lugar.

A deputada Celina Leão (PMN), eleita com 7.771 votos, foi a rapa do tacho no pleito de outubro passado. A secretária da Juventude do ex-governador Joaquim Roriz e ex-chefe de gabinete de Jaqueline Roriz (PMN) — que se elegeu deputada federal — entrou na última vaga da Casa, graças à regra do coeficiente eleitoral. Pupila do clã Roriz, Celina se distanciou da família depois da campanha. O desgaste teria sido ocasionado pela falta de empenho de Liliane Roriz (PSC), eleita federal, à sua candidatura.

Ela montou um bloco com mais dois novatos, Washington Mesquista (PSDB) e Olair Francisco (PTdoB), conversa intensamente com outros colegas para dar mais envergadura ao grupo e diz que o objetivo é conseguir a Vice-Presidência ou a Primeira Secretaria.

Nenhum comentário: