Blog do Paraíso: Chega de voto de cabresto. Chega de voto obrigatório.

domingo, 7 de junho de 2009

Chega de voto de cabresto. Chega de voto obrigatório.


A reforma política, de vez em quando, entra na pauta de discussão do Congresso. Mas parece que não há boa vontade na questão e o que dá a entender é que, muitos de nossos representantes, querem mesmo é deixar do jeito que está.

Não sou nenhum especialista no assunto. Limito-me a dizer a impressão que fica. Quero dizer, falo aqui como qualquer cidadão. Por essa razão, não me aprofundarei na questão. Só acho que está faltando entrar na discussão da reforma política uma proposta, tão importante quanto o financiamento público de campanha e o voto distrital – quanto a essas duas proposições, ainda não tenho uma posição –. Se estou bem informado, até agora não há nada a respeito do voto facultativo.

O voto facultativo tem que entrar na discussão da reforma política. O voto, no Brasil, não deve continuar obrigatório. Se vivemos realmente em uma democracia, onde todos têm direito ao livre pensamento, não devemos, portanto, ser obrigados a votar. Às urnas só devem ir quem tiver interresse e vontade, isso vai incentivar o surgimento de políticos mais descentes. A extinção do voto obrigatório vai acabar com o voto de cabresto, porque aquela pessoa despolitizada, que vende o voto, não será mais obrigada a sair de casa. É por essa razão que defendo o voto facultativo. É por essa razão que o voto facultativo tem que entrar na discussão da reforma política. É por essa razão que a reforma política é necessária e importante para o país. Mas tudo isso deve ser feito com boa vontade e honestidade. As regras do jogo não podem ser alteradas apenas para favorecer quem já está no poder. As regras do jogo têm que ser mudadas em prol da democracia, em prol do cidadão.

Um comentário:

Boa Política disse...

Temos que aposentar imediatamente o voto obrigatório!

Esse senhor de mais de 70 anos já deu o que tinha que dar. Nos trouxe até aqui e o cenário político atual é nada inspirador.

Participe da discussão sobre o fim do voto obrigatório no Boa Política!