Blog do Paraíso: Análise da linguagem fotojornalística: Obama recebe camisa da seleção

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Análise da linguagem fotojornalística: Obama recebe camisa da seleção


Gente, olha só a cara do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao receber do presidente Lula uma camisa da seleção brasileira.

Se formos levar em consideração apenas as informações que a foto passa e o resultado da final da Copa das Confederações entre Brasil e Estados Unidos, quando os brasileiros venceram, de virada, os americanos, vamos ter uma má impressão dos dois presidentes.

Considerando apenas as informações da foto e daquele jogo, dá a entender que o presidente dos Estados Unidos não gostou do presente e, por isso, está fazendo uma cara de deboche. Caberia até a seguinte fala: “Nossa, a camisa da seleção brasileira. Grande merda!”.

Já o presidente Lula aparece com um sorriso, digamos, “amarelo”. Como se ele estivesse pensando, “o Obama não gostou. Que pena. Eu pensei que ele também torcia para a nossa seleção”. Só um miolo mole pensaria assim, mas é o que dá a entender, ao observarmos a foto, considerando apenas as informações da brilhante vitória, repito, de virada da seleção brasileira sobre os Estados Unidos – foram 3 a 2!

Agora, quem pensaria tudo isso que eu acabei de escrever acima? Sei lá. Talvez um engraxate quando passar por uma banca de jornal ou a dona Maria, quando estiver voltando das compras. A não. A dona Maria não. Ela tem mais o que fazer, talvez não tenha visto o jogo. Mas o seu João da padaria. Ah! Esse sim. Esse sim deve ter recebido direitinho a mensagem dos jornais brasileiros que publicaram a foto aqui comentada.

Nenhum comentário: