Blog do Paraíso: As previsões apocalípticas para a era pós-fim da exigência do diploma de jornalista

terça-feira, 14 de julho de 2009

As previsões apocalípticas para a era pós-fim da exigência do diploma de jornalista


Após o fim trágico, e cômico, do dispositivo da lei que obrigava o diploma em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista, já é possível fazer algumas previsões apocalípticas a respeito do futuro do profissional e do jornalismo brasileiro.

Antes, porém, devo destacar que não sou nenhum vidente. As previsões, a seguir, são feitas com base no “óbvio ululante”: não foi para defender a liberdade de expressão que o Supremo Tribunal Federal (que vergonha!) acabou com a exigência do diploma para jornalista; afinal, com a regra em vigor, sem contar os blogs, mais de 40% dos artigos publicados nos jornais eram escritos por pessoas sem curso superior em jornalismo.

A decisão suprema, portanto, tem por objetivo favorecer as empresas noticiosas, interessadas em pagar menos salários e enfraquecer os veículos alternativos que atualmente estão produzindo conteúdo de qualidade com a mão de obra excedente de jornalistas recém formados.

Eis as previsões:

1ª – Ouvirás piadas sem graça sobre a profissão de jornalista. (O presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes, inclusive, foi o primeiro a cumprir essa previsão. Antes mesmo do julgamento que derrubou o diploma, ele comparou jornalista com cozinheiro).

2ª – Terás mais dificuldades ainda para encontrar emprego.

3ª – Receberás menos ainda por seu trabalho.

4ª – Verás a sua graduação se transformar em um curso técnico.

6ª – Terás, portanto, menos colegas nas salas de aula do curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo.

7ª – Verás mais sensacionalismo nos jornalecos e nos jornalões.

8ª – Consumirás mais opinião e boato do que notícias apuradas com critério e ética.

9ª – Terás dificuldade em ler ou ouvir um português razoável.

10ª – Verás mais gostosonas e gatões apresentando ou reportando notícias na TV.


Faltou alguma? Diga enviando um comentário para este post.

Um comentário:

Blog Dona Ingrid disse...

Voltei! eu estava sumida deste mundo de blogs!
Pensei muito sobre esse assunto e acho que veículos respeitados vão continuar com profissionais formandos. O veiculo que pegar qualquer um, vai continuar sem credibilidade. Hoje, não é necessário ter diploma para ser cozinheiro, mas os cursos de gastronomia estão ai cheios, pq? Mesmo sem necessidade, a empresa seria sabe que o profissional estudado é mais capacitado!
Acho que é isso.