Blog do Paraíso: Até onde Lula deve defender o senador José Sarney?

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Até onde Lula deve defender o senador José Sarney?


O ser humano comum, aquele que raramente (para não dizer, nunca) lê um blog como este. O ser humano que está mais preocupado se vai ter dinheiro no final do mês para pagar suas contas; aquele que tem medo de perder o emprego ou que procura um melhor, estudando para concurso. Sim. O ser humano comum, comum – não quero dizer ignorante ou desinformado, mas comum; comum mesmo; apenas comum.

O que tem o ser humano comum? Se você, prezado leitor, já está fazendo esta pergunta, imagino que já entendeu a quem me refiro quando digo “o ser humano comum”. Pois é. Alguns seres humanos comuns estão se questionando: por que o presidente Lula está apoiando o presidente do Congresso Nacional, o senador todo poderoso do Maranhão, porém, eleito pelo Amapá (ahm?), José Sarney (PMDB)?

A resposta é bem simples. Lula defende Sarney porque quer garantir a governabilidade (entenda-se aprovar projetos no Senado sem muita dificuldade). Sarney é da ala do PMDB que está sempre mamando nas fartas tetas do governo – se é que existe alguém daquele partido que não segue a parasitagem peemedebista; é só olhar para a história, para o governo do seu estado, o PMDB nunca é oposição; ele é sempre governo, independente da ideologia.

Logo, quem deseja a saída de Sarney é a oposição, no entanto, esse interesse não está bem claro. As notícias contra o senador surgem como se fossem resultado do árduo trabalho de fiscalização da imprensa – e é nisso que o ser humano comum acredita.

Para o ser humano comum, defender Sarney, portanto, se tornou até imoral – e eu até concordo. O presidente Lula já deveria ter percebido. Lula deveria ponderar se vale a pena mesmo defender o bigode mais famigerado do Brasil.

Até onde Lula deve defender o senador José Sarney? Qual é o limite?

Para o ser humano comum, o limite já chegou. Aliás, para o ser humano comum, o limite já passou. E não é que ele está certo?

Nenhum comentário: