Blog do Paraíso: O pior e mais caro transporte público do Brasil está em greve geral

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O pior e mais caro transporte público do Brasil está em greve geral


As ruas de Brasília amanheceram hoje sem nenhum ônibus caindo aos pedaços. Isso mesmo. Aqueles ônibus velhos não apareceram nesta bruta segunda-feira. Ah! Já sei – deve pensar o leitor – finalmente o Governo do Distrito Federal (GDF) fez com que as empresas de ônibus tirassem os lixos de circulação. Mas, amigo leitor, os pontos de ônibus estão lotados. Nenhum trabalhador humilde foi ao serviço hoje. Afinal, o que aconteceu – questiona o leitor? Os rodoviários estão em greve, meu caro. E quem paga o parto, aliás, quem sempre paga o parto? Os trabalhadores que não têm nada a ver com a corrupção do GDF e dos empresários. Corrupção do GDF porque ele é conivente com o descaso no transporte público. Como já escrevi aqui, praticamente todas as empresas de ônibus que prestam serviço para o GDF não passaram por licitação. E ressalto: no final de 2006, Mil e 535 ônibus estavam com o prazo de validade vencida. Até hoje, sabe quantos ônibus o GDF trocou? Somente 670, o que representa 43,64 %, menos da metade (e o governo ainda anuncia o número como se fosse grande coisa. Como ele não mostra a porcentagem que representa os 670 ônibus, até parece mesmo grande coisa). Toda vez que os rodoviários entrarem em greve, eu vou repetir esses números vergonhosos. E tem mais. Lembro que o lucro dos donos das empresas de ônibus aumentou, no mínimo, 30%, pois o GDF retirou de circulação todas as vans do Sistema de Transporte Público Alternativo de Condôminos (STPAC). Já que as empresas não trocaram a frota de ônibus, o dinheiro que elas estão recebendo a mais deveria ter sido investido, pelo menos, nos rodoviários. Mais não foi isso que aconteceu. A situação problemática do transporte público é um sintoma que evidencia no caos que Brasília está se tornando. No mês passado, foram registrados nas ruas da capital Um Milhão de veículos. O número de veículos por habitante é maior que o número registrado em São Paulo. Em Brasília, nos horários de pico, há vários pontos de retenções. Acredita-se que a solução para diminuir a densidade do trânsito é investir no transporte público, mas parece que o GDF não sabe disso. Pena que a reportagem da revista Veja não considerou esses números quando escolheu o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, como exemplo de gestão (na edição do dia 9 de abril de 2008, a revista publicou, com o título “Seis homens, um destino”, uma reportagem sobre os “sinais de que há um jeito de administrar a máquina pública, com profissionalismo e menos politicagem”). Francamente. Ninguém merece.

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